Imprimir

Notícias / Copa 2014

Conheça a seleção chilena, uma das primeiras que jogarão na Arena pela Copa de 2014

Da Redação - Wesley Santiago

A seleção chilena será uma das primeiras que visitarão a capital mato-grossense durante a Copa do Mundo de 2014. Os chilenos vão jogar a primeira partida da fase de grupos contra a Austrália, no dia 13 de junho (sexta-feira), na Arena Pantanal.

Veja mais:
Veja o passo a passo do sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2014
Conheça alguns dos craques que virão jogar na Arena Pantanal durante a Copa

Considerando a importância do evento, o governo federal criou uma campanha para atrair torcedores chilenos a Cuiabá exibindo um vídeo das belezas naturais que a cidade oferece. Eles são mundialmente reconhecidos pelos seu grito de guerra "chi-chi-chi-le-le-le" e devem vir em peso para Mato Grosso, já que a distância não é muito grande e a viagem pode até ser feita de carro.

A equipe sul-americana vem em boa fase e está dando trabalho para as grandes seleções. Os comandados do técnico Jorge Sampaoli venceram a clássica Inglaterra, em Wembley (ING) – casa dos ingleses – e também arrancou um empate contra a ‘temida’ Espanha.

O técnico da seleção brasileira, Felipão, chegou a dizer que prefere enfrentar Espanha ou Holanda ao invés do Chile: “Tomara que o Chile não classifique. Prefiro qualquer outro. É muito chato de jogar, é um time bem organizado, eles são inteligentes, têm um time bom, e o sistema deles não encaixa com nosso sistema. É melhor jogar com um europeu”.

:: DESTAQUES DA EQUIPE ::

A equipe chilena conta com vários jogadores conhecidos no cenário mundial do futebol. Um deles é o atacante Alexis Sanchez (Barcelona – ESP). O jogador é considerado um dos melhores atacantes em atividade na Europa e convive ao lado de estrelas como Neymar, Xavi, Messi e Iniesta.

Outros jogadores que deverão ‘desfilar’ pelo gramado da Arena Pantanal são: Jorge Valdivia (Palmeiras); Arturo Vidal (Juventus – ITA); Eduardo Vargas (Grêmio).

:: CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS ::

Os chilenos disputaram 16 jogos nas eliminatórias sul-americanas. Foram nove vitórias, um empate e seis derrotas até
chegar a classificação para o Mundial de 2014. A equipe marcou 29 gols e sofreu 25. Os artilheiros do time foram Eduardo Vargas e Arturo Vidal com cinco gols cada. O aproveitamento foi de 75% em casa e 41,6% fora.

:: OBJETIVO NA COPA ::

A seleção chilena não deve vir para brigar pelo titulo. Tem um esquema bem definido, porém não está em um grupo fácil já que tem de enfrentar Espanha e Holanda. Vencer a Austrália na estréia – em Cuiabá - é quase uma obrigação para os comandados do Técnico Jorge Sampaoli, se almejarem chegar longe na competição.

:: HISTÓRIA EM COPAS ::

Em oito participações em Copas do Mundo, a seleção chilena não conseguiu muitas glórias. A vez que chegou mais longe no torneio foi em 1962 quando ficou com o terceiro lugar. Foram 29 jogos sendo que desses foram nove vitóritas, seis empates e 14 derrotas.

A equipe chilena já enfrentou o Brasil três vezes em mundiais e perdeu todos os confrontos – em 1962, 1998 e 2010. O país também esteve banido de duas copas – 1990 e 1994 – por conta do incidente envolvendo o ex-jogador Roberto Rojas que se cortou propositalmente, com uma gilete que escondia nas luvas, para simular um ferimento causado por um sinalizador que foi jogado em campo.

VEJA O LANCE



:: BASE NA COPA ::

A delegação chilena escolheu a cidade de Belo Horizonte (MG) para montar a sua base durante o Mundial de 2014. Eles ficarão na Toca da Raposa II e usarão o local como centro de treinamentos da equipe.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa