Imprimir

Notícias / Aeroporto

Ministro dá ultimato para obras do aeroporto de Cuiabá e quer melhorias até o dia 22 de fevereiro

Da Reportagem Local - Darwin Júnior/ Da Redação - Wesley Santiago

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, não gostou nada do que viu durante a vistoria realizada nesta quinta-feira (23) nas obras do Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande. O terminal passa por uma reforma visando a melhoria na infraestrutura para melhor atender os turistas que virão à Cuiabá durante a Copa do Mundo de 2014. O responsável pelo consórcio afirmou que até abril tudo estará pronto. No entanto, não convenceu o ministro que abriu a 'caixa de ferramentas' e terminou a inspeção decepcionado.

Veja mais:
Cuiabanos que desejarem assistir jogos em outras cidades precisam preparar o bolso

Ministro visita obras do Aeroporto de VG e deve cobrar celeridade; vídeo e fotos

Moreira Franco, deu um ultimato para os responsáveis pela obra do aeroporto: "Cuiabá não está cumprindo o cronograma, voltarei no dia 22 de fevereiro e espero ver um cenário diferente do atual", criticou ele, exigindo a obra do setor de embarque e desembarque pronta em seu retorno. O secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, que acompanhou a visita, disse que "tanto as empresas, quanto a Secopa estão empenhadas em terminar a obra o quanto antes".

O ministro ainda criticou a área de embarque em construção, deu nota 5 (com viés de 4) e pediu que os esforços fossem concentrados lá e também no setor de desembarque. O engenheiro da Engeglobal (empresa responsável pela obra), Robério Garcia, disse que não viu a declaração como um últimato e garantiu que o pedido do ministro será atendido: "Vejo como um pedido. Iremos concentrar os trabalhos nas áreas solicitadas e vamos dar conta do recado no tempo estabelecido".

Segundo o responsável da Engeglobal, Robério Garcia, a última medição apontou que as obras do Aeroporto Marechal Rondon, não chegaram nem na metade: “Já foram pagos 60% dos recursos, porém a obra está ainda com 40% de conclusão”, admitiu..

O número dos recursos gasto é maior pois o consórcio já adquiriu equipamentos que serão utilizados no aeroporto como: esteiras, escadas rolantes e elevadores, entre outros. A maior parte está em São Paulo e devem chegar à Cuiabá nas próximas semanas. Alguns equpamentos já começaram a chegar.

Mesmo com menos da metade das obras prontas, Robério garantiu que em três meses o terminal estará pronto: “Iremos trabalhar 24 horas por dia e caso não haja nenhum imprevisto, no final de abril nós entregamos a obra”, afirmou ele. Robério ainda descartou o uso de um terminal de lona no aeroporto: “Isso não é para Cuiabá, pode ser para outras sedes, mas não no Marechal Rondon, no fim de abril estará pronto”, reafirmou ele, que ainda teve tempo para brincar: "Essa lona está reservada para a Arena da Baixada, em Curitiba".. Atualizada ás 16h56

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa