Imprimir

Notícias / VLT

Cidadãos visitam o CM e se entusiasmam com o VLT; veja imagens

Da Redação - Darwin Júnior

Depois das autoridades e da imprensa, foi a vez de cidadãos comuns visitarem os trens do Veículo Leve sobre Trilhos. Acompanhados por representantes da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, 13 pessoas, incluindo representantes de associações, microempresários, aposentados e estudantes visitaram as dependências do Centro de Manutenção, onde conheceram os trens.

Leia mais:
Silval diz que VLT não está sendo construído para Copa: “Estou fazendo para a cidade”
Assembleia Legislativa aprova lei do passe livre para o VLT

Nesta primeira visita aberta, o grupo conheceu as composições que já estão estacionadas no CM de Várzea Grande e puderam conhecer o interior dos veículos. Após um passeio por dentro do VLT, da cabine de comando até as últimas poltronas, com direito a pose para fotos, todos demonstraram empolgação com o novo modal do transporte coletivo que vai rodar na capital a partir deste ano.

“Cuiabá está sendo premiada com esse VLT. Quando estiver rodando, o povo vai saber valorizar aquelas pessoas que tiveram a ideia de trazer para cá esse VLT que é lindo”, afirmou o microempresário Júlio César Patini, depois de uma visita à cabine de comando de um dos nove carros do VLT, estacionados no CM.

Para a Senhora Gema Livanali Ecco, o VLT é motivo de muita alegria: “Eu quero dizer para a população cuiabana que isso aqui, junto com a transformação que a cidade está recebendo, que o VLT é uma coisa maravilhosa. A gente nem sonhava com isso e virou realidade”.

Ao comentar sobre o VLT, a professora aposentada Ambrosina da Silva parecia encantada: “Agora estou vendo que será um conforto viajar. A gente não vai querer mais nem ficar em casa. Só ficar para lá e para cá”, brincou.

A ação do Governo do Estado que oportunizou a cidadãos comuns o acesso ao CM para conhecer as composições do VLT, deve se repetir antes do início da rodagem, previsto para o mês de junho com o trecho Aeroporto-Porto. Uma nova data deve ser marcada pela Secopa nas próximas semanas.

Confira vídeo da visita ao CM:



O sistema VLT

O sistema de transporte escolhido pelo governo do Estado para a Copa do Mundo, prevê a construção de 33 estações em duas linhas troncos: a maior será a que vai ligar o CPA ao Aeroporto. A outra linha sairá da avenida Fernando Correa da Costa com destino à praça Bispo Dom José, onde haverá integração entre as duas linhas troncos. Serão 22,2 quilômetros de trilhos.
Os objetivos do novo sistema são melhorar a qualidade de vida da população, o deslocamento urbano, a eficácia dos serviços de transporte por meio de integração entre diferentes meios de locomoção, reduzir o fluxo de veículos individuais e modernizar o transporte, beneficiando diretamente toda a população.

O VLT cuiabano prevê um sistema com 40 composições de 44 metros cada. Cada uma destas composições comporta até 71 passageiros sentados. Com uma composição em tráfego por estação no intervalo de 3 minutos, nos horários de pico, haverá uma demanda de até 8 mil passageiros. A tarifa prevista, segundo a Secopa, será semelhante aos dos ônibus.

Conforme a equipe técnica da Secopa, o VLT conviverá com o trânsito em uma via prioritária, mas deverá respeitar a sinalização. O novo sistema prevê a instalação de sinalizadores para sincronia com o tráfego normal de veículos. Assim, o VLT terá a prioridade de tempo nos semáforos. Um sistema matemático calculará o tempo para as composições alternarem velocidade e executarem cruzamento de vias sem a necessidade de parada.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa