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Notícias / Mobilidade Urbana

Com problemas e atrasos, BRT começa a funcionar pelo país; Em Cuiabá, VLT segue em 'marcha lenta'

Da Redação - Darwin Júnior

Escolhido como o modal de transporte por algumas sedes da Copa do Mundo de 2014, o sistema BRT (Bus Rapid Transit) começou a funcionar em Belo Horizonte, no final de semana. Em outras capitais, os trabalhos de implantação ainda não terminaram, a menos de 100 dias para o Mundial 2014. O modal de faixas exclusivas para ônibus apresentou problemas e provocou grande congestionamento no primeiro dia de operação na capital mineira. Em Cuiabá, o sistema escolhido foi o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que deverá ter apenas um trecho – Aeroporto-Porto – inaugurado até a Copa do Mundo.

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De acordo com matéria publicada pelo portal G1, o BRT foi inaugurado em Belo Horizonte no último sábado (7), ainda um pouco improvisado: algumas catracas não funcionaram e muitos passageiros reclamaram da falta de informação. O BRT faz parte do plano de mobilidade para a Copa e era para ter sido inaugurado em agosto passado. Nesta primeira fase são três linhas que ligam as regiões Nordeste, Centro-Sul e Central. A etapa final, que vai atender a região do estádio do Mineirão, está prevista para ser inaugurada em maio, às vésperas da Copa.

Já no Rio de Janeiro tem um BRT em funcionamento e dois em construção. No terminal Alvorada partem os ônibus do BRT Transoeste – o primeiro a ser inaugurado na cidade. São 130 mil passageiros que usam esse transporte que liga a Barra da Tijuca a outros bairros da Zona Oeste. Os passageiros reclamam da superlotação e dos acidentes. O consórcio diz que treina os motoristas e monitora as viagens para ajustar a oferta de lugares.

Os outros dois corredores em construção são o BRT Transcarioca, que vai ligar a Barra ao Aeroporto do Galeão, está prometido para a Copa do Mundo; e a Transolímpica, que vai ligar a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico até o Parque Radical do Rio, onde serão disputadas algumas modalidades, e deve ficar pronta até o final do ano que vem.

Conforme o G1, em São Paulo, o prazo para conclusão das obras em volta do estádio onde será a abertura da Copa do Mundo termina no mês que vem. Em Itaquera, na Zona Leste, tem obra para tudo quanto é lado. A estação do metrô Corinthians-Itaquera, que deve ficar bem movimentada com a Copa, recebe obras de ampliação para facilitar a circulação dos torcedores. Ruas e avenidas também estão sendo alargadas e um túnel está sendo construído como parte do Complexo Viário Itaquera. Até o momento, 89% das obras estão prontas. E a promessa das empresas é que tudo esteja pronto até abril.

A reportagem do G1 aponta que no Recife, o sistema BRT ainda nem começou a funcionar. Serão 170 veículos tipo BRT para transportar 330 mil passageiros por dia. Os testes vão começar a partir do próximo mês porque os corredores para o transporte rápido ainda estão em obras. Os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste ligam várias partes do Recife e da Região Metropolitana a São Lourenço da Mata, onde fica a Arena Pernambuco. Perto da arena tem uma estação de metrô, que funcionou na Copa das Confederações, mas muito lotada. No local está sendo feito um terminal de integração. Em Recife houve atraso, adiamento nos cronogramas, mas a promessa é de que vai estar tudo pronto até maio, limite estabelecido pela Fifa.

VLT

Em Cuiabá, que também já poderia estar concluindo a implantação de seu BRT, o sistema escolhido – Veículo Leve sobre Trilhos – segue com os trabalhos de implantação em várias frentes, mas em compasso lento. O cronograma reajustado prevê entrega para o final deste ano, mas o próprio governo já admite que o término da obra deve ficar para 2015. A prioridade é a entrega do trecho Aeroporto-Porto até junho deste ano, a tempo da Copa do Mundo. O contrato compreende ainda a conclusão da linha Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro.

Não foi divulgado um percentual da obra realizada, mas estima-se que não tenha atingido sequer 40% após um ano e meio de obras. As frentes de trabalho se concentram na abertura da via permanente. Já foram colocados trilhos no viaduto do aeroporto. Uma equipe trabalha na instalação da via permanente sobre o viaduto da UFMT.

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