Imprimir

Notícias / Mobilidade Urbana

Obras no córrego Mané Pinto empacam e população sofre com transtornos

Da Redação - Wesley Santiago

A obra de revitalização do Córrego Mané Pinto ainda não foi finalizada e já começou a apresentar problemas. Após um período de chuvas intenso, uma parte do concreto que fica na lateral do local já cedeu e foi levado pela enxurrada. Os problemas em obras, que estão sendo realizadas em prol da Copa do Mundo de 2014, se tornaram constantes na capital.

Veja mais:
Mais uma frente de trabalho acelera as obras no córrego Mané Pinto
Obras de reestruturação do Córrego Mané Pinto revitalizam o entorno do Estádio

“É uma aberração. Colocaram o cimento e está tudo quebrando e desmoronando novamente. Uma parte por conta da chuva e outra por que só depois foram colocadas as manilhas, que deverão ser ligadas às moradias”, disse a moradora, Benedita Ferreira, em entrevista ao Diário de Cuiabá.

Outro problema recorrente no local é a falta de asfalto nas pistas marginais. Em dias de sol a poeira é intensa e quando chove a situação só piora com muita lama. Há tempos a revitalização do córrego vem sendo feita, porém, os avanços parecem não acontecer frequentemente.

Com o fechamento das vias, vários comerciantes locais também sofrem com os problemas. Os vendedores ambulantes são uns dos que ficaram impossibilitados de trabalhar próximo ao córrego e foram transferidos para outra região. O canal está também a poucos metros da Arena Pantanal, em Cuiabá.

Por toda extensão do córrego podem ser encontrados problemas referentes a má conservação da obra. No cruzamento da rua Barão de Melgaço com a avenida Oito de Abril a situação é crítica. Existem vários buracos um em cima do outro que obrigam os motoristas a reduzirem drasticamente a velocidade e realizar várias manobras para não danificar o veículo.

Questionada pelo Olhar Copa a assessoria de imprensa da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) disse que: "O trecho em frente ao novo centro comercial popular de Cuiabá que passa por obras de substituição dos bueiros metálicos, atividade ligada à obra de reestruturação e revitalização do Córrego Mané Pinto, será liberado no final de abril. A obra será realizada ainda nas avenidas Beira Rio e Treze de Junho".

Sobre as demais interferências ao longo do córrego Mané Pinto, a Secopa explica que "prosseguem com frentes de trabalho de pavimentação das rotatórias, calçamento, revitalização das paredes do canal e a implantação do coletor tronco. A conclusão de todo o conjunto de obras está prevista para maio deste ano".

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa