Imprimir

Notícias / Arena Pantanal

COL testará oito áreas de serviço durante partida entre Luverdense e Vasco

Da Redação - Wesley Santiago

 Autoridades do Comitê Organizador Local (COL) estiveram presentes em Cuiabá, na tarde desta terça-feira (22), para ajustar os detalhes para o próximo sábado (26), quando acontecerá o jogo entre Luverdense e Vasco, válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O COL testará oito áreas funcionais.

Veja mais:
Operação no trânsito para jogo do Luverdense será nos moldes da Copa; Restrição será maior
Luverdense divulga preço dos ingressos para jogo contra o Vasco; confira

Porém, o comitê explica que “mesmo este jogo sendo um evento-teste, não significa que o torcedor encontrará 100% dos serviços que serão oferecidos durante a Copa do Mundo de 2014”. Eles também não deverão funcionar na mesma escala ou padrão do torneio. Segundo o COL será um treinamento que ajudará a ajustar as áreas para que estejam funcionais durante o Mundial.

“Os testes são necessários exatamente para corrigir imperfeições e identificar potenciais problemas, de maneira que o serviço seja de excelência durante a competição”, explicou a gerente de relação com a mídia do COL, Thayssa Bravo. Em algumas das áreas serão utilizadas as equipes locais do comitê. Ela ainda garantiu que haverá pelo menos mais um evento destes no estádio.

Confira abaixo as áreas e os serviços que serão testados durante o Mundial:

Limpeza e Resíduos – A Gerência de Limpeza e Gestão de Resíduos deve realizar o treinamento e a preparação dos funcionários contratados pelo operador do estádio, para implantação dos níveis e diretrizes dos serviços de limpeza e gestão de resíduos que serão adotados na Copa do Mundo.

Transporte – Operação das equipes e árbitros dentro do estacionamento do estádio. O COL vai implementar a organização interna da chegada e saída dos times, semelhante ao que será feita na Copa do Mundo. A operação de trânsito fora dos perímetros do estádio é de responsabilidade da sede.

Serviços ao espectador – Será implantado modelo semelhante ao da Copa do Mundo, com planejamento e organização das filas nas catracas e concessões de alimentação.

Voluntários – Serão utilizados cerca de 130 voluntários que estão alocados para a Copa do Mundo. Nesta partida, atuarão na áreas de serviços ao espectador, serviços de alimentação e gerenciamento de voluntários.

Tecnologia – Para atividades de áudio e vídeo: Sistema de sonorização da arquibancada; Telões; Avaliação da sala de controle. Para atividades de Telecom: Cobertura de rádio comunicação para identificação das áreas de sombras. Para atividades de TI: Acompanhamento e observação da operação da infraestrutura de TI dos estádios; Identificação de recursos de TI de legado que possam ser usados no período de exclusividade.

Competições – Gramado: Será tratado da mesma forma que na Copa do Mundo. Já existe um cuidado diferenciado e a grama será cortada no mesmo padrão dos jogos da competição, além de ser irrigada no mesmo tempo recomendado pela Fifa.

Segurança – Cerca de 300 seguranças e stewards deverão atuar nesta partida. Ainda não serão utilizados os perímetros, nem serão implantados. Mag & Bags (detectores de metais) para revista, que será visual/manual e executada pela segurança pública.

Atuação dos Stewards – Vomitórios: Controle das áreas de circulação de locais de público. Segurança no campo: controle de acesso e manutenção da ordem no campo; acompanhamento do árbitro e auxiliares; proteção em casos de invasão de torcedores. Grupo de reação (campo): Responsável por intervenções imediatas nos casos de ameaças de tumultos, briga de jogadores (sob demanda da equipe de arbitragem) ou tentativas de invasão de campo. O serviço será integrado com as forças de segurança pública e Defesa que terão a responsabilidade pela segurança no perímetro externo da Arena.

Alimentação – O COL será responsável pela alimentação dos voluntários.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa