Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

Projeto de pesquisa que fará diagnóstico do setor da construção civil e pesada de MT é apresentado à sociedade

Foi apresentada na última terça-feira (15), na sede do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), em Cuiabá, a equipe que sairá a campo para avaliar as condições de trabalho no setor da construção civil e pesada do estado. A atividade faz parte de um projeto de pesquisa que será desenvolvido graças a um convênio firmado entre o MPT, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Fundação Uniselva.

Na abertura do evento, a procuradora-chefe do MPT-MT, Marcela Monteiro Dória, o presidente da Fundação Uniselva, Cristiano Maciel, a coordenadora da Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde, Dilma Priscila dos Santos, o pró-reitor de Pesquisa em exercício da UFMT, Marinaldo Divino Ribeiro, e a representante do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, Lenir Vaz Guimarães, ressaltaram, em suas falas, a importância da iniciativa.

“Essa união entre as entidades reforça o papel social de cada um de nós e é mais um passo na nossa luta para garantir a dignidade dos trabalhadores”, afirmou a procuradora do Trabalho Marcela Dória.

O coordenador do projeto, professor doutor do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT e técnico do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT), Ageo Mário Cândido, explica que, por meio da pesquisa, serão analisados os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes na construção civil e pesada. Também serão avaliadas várias morbidades relacionadas ao trabalho, como distúrbios auditivos e vocais, hipertensão arterial, alcoolismo, tabagismo, doenças respiratórias e saúde bucal.

Segundo Cândido, espera-se, com os resultados obtidos, auxiliar toda a rede de proteção à saúde do trabalhador na implantação de programas visando à melhoria das condições laborais. Além disso, os participantes da pesquisa que forem identificados com algum tipo de agravo ou doença serão imediatamente encaminhados aos serviços de assistência de saúde.

A execução da pesquisa também contará com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Mato Grosso (SINTECOMP).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet