Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

CONQUISTA

Comarca de Sinop é elevada pelo Pleno a Entrância Especial

Comarca de Sinop é elevada pelo Pleno a Entrância Especial
A comarca de Sinop (500 km de Cuiabá) foi elevada, na última quinta-feira (16 ), a Entrância Especial  pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por maioria dos votos, durante sessão administrativa. A proposta foi apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Sinop, tendo em vista o enorme crescimento local. Até então a Entrância Especial era composta apenas pelas Comarcas de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

Leia mais 
Após ser demitido, professor é condenado por cometer assédio sexual contra aluno


De acordo com o presidente do TJMT e relator do processo, desembargador Orlando de Almeida Perri, o local passa por grande expansão e o reflexo é sentido no Poder Judiciário local. “A cidade tem 40 anos de fundação e 35 de emancipação administrativa, é a quarta cidade mais populosa de Mato Grosso, uma das cidades que mais cresce em âmbito nacional e com este enorme crescimento, precisamos tomar providências para tornar a Justiça mais célere e eficiente na entrega da prestação jurisdicional”.

Ainda de acordo com Perri, foram feitos estudos financeiros que comprovam que o Judiciário Estadual suporta a elevação da comarca. Ainda para viabilizar a instalação, os magistrados lotados na localidade abriram mão de um segundo assessor, previsto para as comarcas especiais, por no mínimo três anos. A comarca atualmente possui 10 unidades judiciárias, sendo seis varas cíveis, três criminais e um Juizado Especial Cível e Criminal.

A proposta de Lei Complementar e as demais legislações necessárias serão apresentadas futuramente ao Plenário do TJMT e ao Conselho Nacional de Justiça.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet