Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

SERVIDORES DO FÓRUM

Filha e sobrinho de desembargadores são investigados por venda de sentenças

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Filha e sobrinho de desembargadores são investigados por venda de sentenças
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso publicou portaria no Diário de Justiça da última segunda-feira (14) para instaurar processo administrativo disciplinar (PAD) contra os servidores, do Fórum de Cuiabá, Maísa Izabel Saddi Ornellas de Almeida e Quirino Tadeu Teixeira Aburad, respectivamente, filha do desembargador aposentado Manoel Ornellas de Almeida e sobrinho do desembargador aposentado, José Tadeu Cury.

Leia mais:
Conselheiro do TCE nega briga por terra com ameaças de morte e pede proteção na justiça


Conforme publicação, o procedimento deverá apurar o envolvimento de ambos em suposto esquema de venda de sentenças. O Pai de Maísa Izabel, Manoel Ornellas, foi aposentado ao completar 70 anos. José Tadeu Cury, tio de Quirino Tadeu, foi aposentado por favorecer uma loja maçônica em Mato Grosso.





A advogada Célia Cury, esposa de Tadeu Cury e, também, tia de Quirino, foi considerada a chefe de um esquema de venda de sentenças investigado durante a Operação Asafe, em 2010. Antes da Aposentadoria, o requerido no PAD teria trabalho no gabinete de seu tio. O inquérito produzido pelo Ministério Público Federal que embasou a “Asafe” ilustra o relacionamento entre os familiares. Diversas ligações telefônicas foram interceptadas, na ocasião.

Ainda segundo o Procedimento Administrativo, Maísa Isabel e Quirino Tadeu continuam lotados na comarca de Cuiabá. Foi designada a criação de uma comissão discipinar criada por três servidores para apurar, em um prazo de 60 dias, os fatos objeto da sindicância.

A portaria foi assinada pela magistrada Edleuda Zorgetti Monteiro da Silva.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet