Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agrário

ALTO BOA VISTA

Justiça acata denúncia e PF prende dois suspeitos de planejar invasão a terra indígena

Foto: Reprodução

Terra indígena

Terra indígena

A Polícia Federal prendeu duas pessoas na manhã desta sexta-feira (20) acusadas de organizar a reinvasão da terra indígena Marãiwatsédé. A prisão ocorreu no município de Alto Boa Vista e os presos já haviam sido denunciados a Justiça Federal em setembro de 2015.

Leia mais: 
MPF investiga suspeita de novas invasões na terra indígena Marãiwatsédé

Outras onze pessoas também foram denunciadas. Segundo a acusação do Ministério Público Federal (MPF) e da Fundação Nacional do Índio (Funai), o grupo é responsável pela prática de diversos crimes durante o processo de desintrusão da terra indígena.

Para tentar preservar o território, os índios xavantes montaram acampamentos no local de possível aglomeração dos invasores e fizeram rondas na região. Em reunião com o novo ministro da justiça no dia 13 de maio, lideranças xavantes indígenas manifestaram sua preocupação com o clima de tensão na terra indígena Marãiwatsédé.

O MPF, a Funai e a Polícia Federal, após diligências na região, pediram na Justiça Federal providências para que cessasse a ação do grupo criminoso. Ao apreciar o pedido, a Justiça Federal considerou haver provas substanciosas de que os suspeitos "sustentam firme e organizado intento criminoso de, muito em breve, promover nova invasão da área".

Para evitar a reiteração criminosa e garantir a ordem pública, a Justiça expediu dois mandados de prisão preventiva, cumpridos nesta manhã em Alto Boa Vista. Forças policiais continuam na região acompanhando a situação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet