Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

DECISÃO UNÂNIME

PSC de Mato Grosso, partido do deputado Victório Galli, tem contas reprovadas pelo TRE

Foto: Reprodução

Deputado Federal Victório Galli

Deputado Federal Victório Galli

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) reprovou, na última terça-feira (07), as contas do Partido Social Cristão de Mato Grosso (PSC). A decisão unânime foi proferida na sessão plenária do tribunal.

Leia mais: 
Justiça nega liminar para pedido de liberdade de Marcel de Cursi preso acusado de esquema de propinas

Um dos principais representantes do partido em Mato Grosso é o pastor Vicótrio Galli que foi reeleito deputado federal em 2015. Galli também é o presidente da sigla no Estado. 

Entre as irregularidades consideradas graves estão a ausência dos extratos e conciliações bancárias das contas do fundo partidário relativos ao exercício de 2011. O partido também não apresentou documentos equivalentes aos demonstrativos de obrigações a pagar e demonstrativo de doações recebidas em dinheiro.

Outra constatação feita pelo TRE-MT foi de que a sigla apresentou os livros razão sem assinatura, o item é peça obrigatória na prestação de contas eleitorais.

As irregularidades foram pontuadas em relatório preliminar pela Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria do TRE-MT. O PSC foi notificado sobre os problemas, mas não apresentou defesa á justiça eleitoral.

O relator do processo, juiz membro Flávio Alexandre Martins Bertin, classificou como “graves” as irregularidades verificadas nas contas do partido e criticou a sigla por não prestar esclarecimentos ao TRE.

“As irregularidades verificadas, na contabilidade em exame, são graves e impedem que esta Justiça Especializada proceda a efetiva análise da regularidade e transparência das contas, mormente pela desídia da agremiação em prestar os devidos esclarecimentos.”, finalizou o relator.

Outro lado

O Olhar Jurídico entrou em contato com o deputado federal Victório Galli, presidente do PSC em Mato Grosso, mas o parlamentar afirmou que ainda não foi notificado da decisão do TRE. Galli, no entanto, alegou que o partido apresentou a documentação necessário ao tribunal, além das explicações sobre as irregularidades encontradas nas contas da agremiação. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet