Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Criminal

EDUCAÇÃO

MPF vai investigar mais de 10 mil "alunos fantasmas" em escolas da rede estadual de Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Seduc-MT

Seduc-MT

O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito civil público para investigar a denúncia de que 10.813 alunos da rede pública estadual de ensino do Estado foram identificados como “fantasmas”, uma vez que não compareciam as unidades escolares.

Leia mais: 
Após 16 anos, filho que "herdou" processo de pensão alimentícia o encerra em conciliação

A descoberta dos estudantes inativos foi feita pela Secretária de Estado de Educação (Seduc-MT) que apontou que a contratação de professores para atender a demanda dos alunos “fastasmas” causou um prejuízo da ordem de R$ 2,5 mi ao erário.

A maior parte das incongruências encontradas abarca a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em dos casos constatados, um técnico que estava envolvido na ação de monitoramento descobriu que seu nome, indevidamente, constava em matrícula no interior do Estado.

A denúncia feita pela Seduc-MT foi possível por meio de uma pesquisa realizada em 120 unidades escolares das cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Xavantina, Água Boa, Juara, Matupá e Confresa. Só em Cuiabá e Várzea Grande são quase duas mil matrículas sob suspeita.

A portaria n° 101 é datada do dia 31 de maio deste ano e assinada pela procuradora Valéria Etgeton de Siqueira da Procuradoria de Justiça em Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet