Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

ELEIÇÕES 2016

Juiz Eleitoral suspende trecho de programa de Emanuel em que Zeca Viana chama Wilson de "caloteiro"

14 Out 2016 - 11:20

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Emanuel Pinheiro

Emanuel Pinheiro

O juiz da 37ª Zona Eleitoral, João Alberto Menna Barreto Duarte, atendeu nesta quinta-feira (13) a uma reivindicação do candidato a prefeitura de Cuiabá, Wilson Santos, e determinou a suspensão da veiculação do programa de seu adversário, Emanuel Pinheiro, nesta sexta-feira (14).

Leia mais:
Desembargador anula decisão de juiz eleitoral que "extrapolou os limites" e libera programa de Wilson Santos

De acordo com a defesa do tucano, a coligação peemedebista, na última quinta-feira (13) “divulgou propaganda eleitoral, em seu programa de rádio, ofensiva à honra e o decoro do candidato Wilson Santos, além de se revelar absolutamente inverídica”. Solicitou assim a suspensão do programa.

Em sua decisão, o juiz eleitoral João Alberto Duarte considera que, de fato, no programa de Emanuel Pinheiro, o deputado Estadual Zeca Viana faz manifestação em que afirma: “O nosso adversário representa o caloteiro”. Para o magistrado, não resta dúvidas. Trata-se de afirmação com mero intuito de pejorar e degradar a conduta do candidato adversário, caracterizado como crime de injúria eleitoral, previsto no artigo 326 do Código Eleitoral.

Decide João Duarte pela suspensão imediata em rádio e TV do trecho do programa em que é proferida tal afirmação, sob pena de multa de R$ 15 mil em caso de descumprimento.

Caso a rede de TV ou de rádio insista na veiculação do trecho do programa objeto do recurso, poderá pagar multa de R$ 10 mil por recalcitrância, isto é, conduta de insubordinação.

A coligação de Emanuel Pinheiro tem 48h para apresentar contestações à decisão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet