Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

MPE

Promotor pede cassação de eleitos e suplentes por candidaturas fictícias; dois partidos e duas coligações são investigadas

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Promotor pede cassação de eleitos e suplentes por candidaturas fictícias; dois partidos e duas coligações são investigadas
A coligação “Dante de Oliveira 1” está sob investigação judicial eleitoral por lançar a candidatura de duas mulheres para a Câmara de Cuiabá sem que elas ao menos soubessem que estavam concorrendo ao cargo. Juntamente com a investigação, o promotor eleitoral Vinicius Gahyva Martins pede a cassação dos diplomas os eleitos e suplentes, sob acusação de fraude caracterizada pelo lançamento de candidaturas fictícias para preencher a cota de gênero. O promotor ainda ingressou com mais três ações contra dois partidos e mais uma coligação.

Leia mais:
Gaeco cumpre mandado contra empresário apontado como gestor de propinas na Seduc

Segundo o promotor eleitoral, somente na capital foram instaurados oito procedimentos investigatórios para apurar este tipo denúncia, quatro resultaram em ações e o restante foi arquivado por não ter sido constatada nenhuma irregularidade.

Do Partido Social Cristão (PSC), foram acionados 27 pessoas, dentre elas, dois candidatos eleitos; e do Partido Social Democrata Cristão (PSDC), 29, sendo um eleito e 23 suplentes. Na coligação “Cuiabá Levada a Sério”, uma candidata que não recebeu nenhum voto disse ao Ministério Público Eleitoral (MPE) que foi enganada e que efetuou cadastro no partido apenas para trabalhar na campanha. Quanto a coligação “Dante de Oliveira 1”, foi constatado que oito das 12 candidatas se filiaram em data próxima do prazo final, o que demonstra que houve efetiva busca por mulheres para a formação da coligação composta pelo PRTB, PHS, PEN, PMN e PPS.

Conforme o promotor de Justiça, nas quatro ações foi requerido a cassação dos diplomas dos eleitos e dos suplentes, além do reconhecimento da prática do abuso de poder na composição da lista de candidatos às eleições proporcionais. Como consequência, todos os votos atribuídos aos partidos investigados podem ser declarados nulos.

“Durante as investigações, selecionamos em cada partido e coligação as mulheres que tiveram pior desempenho. Todas foram convocadas a comparecerem na Promotoria de Justiça e as declarações prestadas comprovam que os partidos acionados não prestaram apoio efetivo às candidatas e que a intenção era apenas a de usá-las para o cumprimento da cota de gênero”, destacou o promotor eleitoral.

Partido Social Cristão (PSC) 

Conforme o MPE, o referido partido apresentou à Justiça Eleitoral, uma lista de candidatos à eleição proporcional formada por 27 homens e 12 mulheres. Entre as candidatas lançadas, três tiveram desempenho inexpressivo, sendo que duas receberam apenas um voto cada e a outra nenhum voto. Foram eleitos pelo partido Joelson Fernandes do Amaral e Abilio Jacques Brunini Moumer.

Partido Social Democratica Cristão (PSDC)

A lista de candidatos do partido foi composta por 26 homens e 12 mulheres. Entre as candidatas do sexo feminino, duas tiveram baixo desempenho, sendo que um delas recebeu apenas dois votos e a outra cinco. Entre os acionados pelo MPE, está o candidato eleito Elizeu Francisco do Nascimento.

Coligação "Dante de Oliveira 1

A referida coligação apresentou uma lista de candidatos formada por 26 homens e 12 mulheres. Entre o grupo de mulheres, duas sequer sabiam que seriam candidatas, conforme o MPE. Entre os acionados, está o candidato eleito Marcrean dos Santos Silva.

Coligação "Cuiabá Levada a Sério" 

A lista de candidatos apresentada pela coligação foi formada por 13 homens e 6 mulheres, sendo que uma delas recebeu seis votos e a outra nenhum voto. Apesar da candidata que não recebeu nenhum voto ter informado ao MPE que não teria recebido nenhuma doação, foi constatado que a candidata recebeu duas doações, uma delas da presidente do PRB, Serys Marly Slhessarenko.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet