Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

MATO GROSSO PERDE...

Falece em Cuiabá o procurador de Justiça e um dos fundadores da UFMT, Attílio Ourives

28 Dez 2016 - 08:45

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Reprodução/Facebook

Attílio Ourives

Attílio Ourives

Faleceu às 17h40 desta terça-feira, 27, o procurador de Justiça aposentado Attílio Ourives, aos 82 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Ele estava sendo submetido à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de complicações derivadas de uma pneumonia. O velório está acontecendo na Loja Maçônica Razão e Justiça, em frente ao Hospital de Câncer. O sepultamento será hoje, às 14h, no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá. Ele deixa viúva, Janete Ourives, e os filhos Attilio Ourives Filho, Eliete Auxiliadora A. Ourives, Attilio Lauro da Silva Ourives, Melina Laura da Silva Ourieves, Eremita Laura da Silva Ourives e Manoel Lauro Ourives Neto.

Leia mais:
Desembargador mantém juíza Selma em ação contra ex-vereador João Emanuel

Mato-grossense nascido em 02 de julho de 1934, Attílio Ourives formou-se em Filosofia e Pedagogia em Campo Grande (MS) em 1956. Ingressou em 1958 no curso de Direito da Faculdade de Direito de Mato Grosso. Foi nomeado para exercer o cargo de Promotor de Justiça da Comarca de Dom Aquino em fevereiro de 1967, sendo responsável por profundas mudanças no Ministério Público Estadual (MPE). Nos anos de 1970, Attílio Ourives foi um dos fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), junto ao médico Gabriel Novis Neves. De lá para os dias seguiu carreira com amplas realizações no Estado. Ele também foi reitor da UFMT.

Conciliando atividades de Promotor, professor e gestor da universidade, Attílio Ourives ainda teve tempo para dedicar à intelectualidade mato-grossense. Publicou trabalhos enfocando temas diversos, sobretudo questão penitenciária, potencialidades do Pantanal, gestão de universidades e dilemas educacionais do Brasil.

Ele estava internado para tratar de uma pneumonia e de Mal de Parkinson, na tarde de ontem apresentou falência múltipla dos órgãos e inicio de para cardiorrespiratória, de acordo com informações de familiares. Ele faleceu acompanhado de sua família às 17h40. Seu velório está ocorrendo em uma Loja Maçônica de Cuiabá, na região da Morada da Serra.

A UFMT emitiu nota na tarde desta quarta-feira (28) lamentando a morte:

O vice-reitor no exercício da reitoria, professor Evandro Soares, expressou agradecimentos pelas contribuições do professor Attílio à UFMT.

Considerado patrimônio da Universidade Federal de Mato Grosso pelo exímio trabalho prestado à instituição, Attílio Ourives assumiu a Reitoria por diversas vezes, na ausência do reitor e do vice-reitor, como membro mais antigo do Conselho Universitário da UFMT. Além de professor da Faculdade de Direito, ele foi diretor executivo do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá; ocupou também o cargo de vice-reitor para Assuntos Administrativos da UFMT (1972 a 1978), sendo nomeado em seguida para o cargo de vice-reitor para Assuntos Acadêmicos (1978 a 1983).

Em 1982 foi nomeado membro titular do Conselho Diretor da UFMT e, de 1983 a 1985, foi nomeado vice-reitor da UFMT, ocupando a presidência do Consepe. Integrou também o Conselho Deliberativo da Fundação Uniselva. Em 1994, foi nomeado membro titular do Conselho Diretor da UFMT e renovado no cargo em 2000.

O professor Attílio recebeu várias homenagens durante sua vida acadêmica, entre elas a medalha do ano 1 da UFMT; o diploma de Mérito Rondon como professor do ano; a comenda da Ordem do Mérito de Mato Grosso e a comenda da Ordem do Mérito Educacional Dom Aquino Correa.

O ex-diretor da Faculdade de Direito, professor Carlos Teodoro Irigaray, ressaltou a relevância do professor Attílio para a Universidade como um homem público que “conseguiu conciliar suas atividades administrativas com a academia, contribuindo especialmente com a gestão universitária, um agente público comprometido com a educação que doou grande parte de sua existência à construção desta universidade”.

“Um breve histórico da atuação do Dr. Attílio nesta universidade ilustra a grandeza de sua dedicação a esta Casa e a esta causa. De início quero registrar que estamos falando de um mato-grossense nascido na pequena Barra do Bugres, confluência do Rio Bugres com o Rio Paraguai que escolheu Cuiabá como seu lar e aqui construiu sua família e sua vida pública. Um cuiabano de coração”, discursou Carlos Irigaray, em 25 de agosto de 2006, ao “saudar nosso homenageado, assim como o desafio de sucedê-lo no Conselho Diretor desta universidade”.

Nessa data, ao ser incluído na galeria de fotos de ex-reitores, o professor Attílio Ourives contou como a UFMT entrou na vida dele por “acaso”´. Precisamente em agosto de 68, a pedido do secretário de Educação e Cultura, Gabriel Novis Neves, foi chamado para tentar solucionar uma crise instalada no Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá (ICLC).

Leia também:
Missa de Sétimo Dia
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet