Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

SODOMA 5

Em pedido de liberdade, advogados de Faiad dizem que Selma praticou “futurologia” ao decretar prisão

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Em pedido de liberdade, advogados de Faiad dizem que Selma praticou “futurologia” ao decretar prisão
Pedido de liberdade protocolizado pelos advogados Valber Melo e Ulisses Rabaneda na última terça-feira (14), ironiza a juíza Selma Arruda por ter decretado a prisão preventiva do réu Francisco Faiad, investigado na Operação Sodoma 5. Os advogados acusaram a juíza de praticar “futurologia” nos autos. 

Leia mais:
Selma afirma que Silval não "poupou" nenhuma secretaria; MPE aponta R$ 56 mi em fraudes diversas


No pedido, protocolizado horas depois da prisão do ex-secretário de Adminsitração, os advogados criticam a magistrada e ironizam a argumentação presente no decreto de prisão. Na sentença, a juíza alega que o fato de Faiad ser advogado possibilitaria que ele tivesse acesso a informações sigilosa e atrapalhasse as investigações.

“Ora Excelências, além de exercer manifesta futurologia, autoridade coatora induziu que o investigado tem privilégios junto aos órgãos de controle, em especial junto ao MPE e a Polícia Civil, caso contrário, como seria possível a obtenção de tais dados sigilosos?”, questionam os advogados.

Na visão da defesa de Faiad, a juíza determinou a prisão pelo simples fato de Faiad ser advogado criminalista e atuar em causas de figuras que pertenciam ao alto escalão político do Estado, como é o caso de SIlval Barbosa.

“A prevalecer este entendimento, todo advogado criminalista com simples suspeita terá automaticamente sua prisão decretada como se o exercício desta honrosa profissão, ao contrário de demonstrar elevado conceito social, fosse algo passível de censura judicial”, criticam os advogados.

O pedido de Melo e Rabaneda já está nas mãos do desembargador Pedro Sakamoto e deve ser analisado em breve. Faiad foi preso na terça, acusado de compor esquema de cobrança de propina e desvio de dinheiro liderado pelo ex-governador SIlval Barbosa. Faiad teria atuado frente a Secretaria de Estado de Administração (SAD) para angariar recursos ilícitos junto a empresa Marmeleiro Auto Posto Ltda.,
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet