Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

STJ

Petição na internet apoia ações de juíza e cobra punições para envolvidos em corrupção

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Petição na internet apoia ações de juíza e cobra punições para envolvidos em corrupção
Em apoio ao combate a corrupção em Mato Grosso mais de 660 pessoas já assinaram uma petição pública disponibilizada pela Internet e que reforça a adoção de medidas severas para colocar na cadeia personalidades envolvidas em negociatas que lesaram o erário público. O documento é enderaçado aos ministros da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que irão avaliar recurso que pode anular uma série de investigações em Mato Grosso comandadas pela juíza Selma Arruda, da Vara de Combate ao Crime Especializado.

Leia Mais:
Selma classifica desagravo como "seletivo" e afirma que advogados estão fazendo "carnaval"

"As pessoas dos servidores públicos que conduzem essas investigações, têm sofrido duras críticas, várias delas infundadas, no intuito de trazer descredibilidade às suas atuações, no ardil objetivo de anular as operações e garantir a impunidade daqueles que devastaram o Estado de Mato Grosso em proveito próprio", diz trecho do documento.

No texto, destaca-se também a possibildade de anulação das cinco fases da operação Rêmora, que desnudou um esquema de desvio de recursos públicos. Juntos, as investigações apontam prejuízos na ordem de R$ 56 milhões durante a gestão Silval Barbosa (PMDB) - entre 2011 e 2014.   A ação tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e já recebeu um voto favorável. 

"O Ministro Sebastião Reis proferiu voto favorável à anulação. Como restam apenas a manifestação de mais dois julgadores, Ministros Rogério Schietti Machado Cruz e Ministros Nefi Cordeiro, caso um deles acompanhem o voto do Ministro Sebastião Reis, todas as fases da Operação Sodoma serão anuladas, colocando em risco a punição de todos os responsáveis pelo maior escândalo de corrupção que Mato Grosso já presenciou". 

Na última semana, a juíza Selma Arruda - que atua na 7ª Vara Criminal de Cuiabá - e responsável pela condução dos processos tem sido alvo de críticas de entidades e recebeu apoio público da Polícia Civil e da Associação dos Magistrados de Mato Grosso (AMAM-MT). 

Veja a íntegra do documento:

"O Estado de Mato Grosso sofre graves consequências de reiteradas práticas de corrupção na Administração Pública estadual. Obras inacabadas, situação caótica na saúde pública, atraso nos repasses aos Poderes e aos municípios, impossibilidade de pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores, são apenas alguns dos grandes problemas que podem ser apontados. 

Na contramão desse movimento de corrupção que tomou conta de MT nos últimos anos, surgem entidades de combate à corrupção que vêm desempenhando um papel fundamental na elucidação de cada caso, na punição das pessoas responsáveis, bem como na recuperação dos prejuízos causados ao Estado. 

Dentre eles, aqui merecem evidência a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, que diante de seus diversos órgãos, destacam-se a Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (DEFAZ), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), a 14ª Promotoria Criminal e o juízo da 7ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá (Vara Especializada contra o Crime Organizado, Crimes Contra a Administração Pública e Crimes de Lavagem de Dinheiro). 

Nos últimos anos, foram inúmeras operações que desencadearam ações conduzidas pelos referidos órgãos, em que se destacam: Aprendiz 1, Aprendiz 2, Imperador, Ventríloquo 1, Ventríloquo 2, Metástase, Arqueiro 1, Arqueiro 2, Rêmora, Overbooking, Seven e a maior delas (Sodoma 1, Sodoma 2, Sodoma 3, Sodoma 4 e Sodoma 5). 

No entanto, recentemente os referidos órgãos e, em especial, as pessoas dos servidores públicos que conduzem essas investigações, têm sofrido duras críticas, várias delas infundadas, no intuito de trazer descredibilidade às suas atuações, no ardil objetivo de anular as operações e garantir a impunidade daqueles que devastaram o Estado de Mato Grosso em proveito próprio. 

A mais grave dessas ações é a tentativa de anular todos os atos das Operações Sodoma 1, 2, 3, 4 e 5, por meio do Habeas Corpus nº 367156 / MT, que tramita perante 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça sob a relatoria do Ministro Antônio Saldanha Palheiro, o qual já proferiu voto pelo não conhecimento do HC (contrário à anulação). 

No entanto, em sessão realizada no dia 14/02/2016, o Ministro Sebastião Reis proferiu voto favorável à anulação. Como restam apenas a manifestação de mais dois julgadores, Ministros Rogério Schietti Machado Cruz e Ministros Nefi Cordeiro, caso um deles acompanhem o voto do Ministro Sebastião Reis, todas as fases da Operação Sodoma serão anuladas, colocando em risco a punição de todos os responsáveis pelo MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO QUE MATO GROSSO JÁ PRESENCIOU. 

As consequências serão trágicas e se tornará evidente a imagem de que o CRIME COMPENSA! 

Por isso a população de Mato Grosso vem a público se mobilizar em APOIO AO COMBATE À CORRUPÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO, bem como de forma CONTRÁRIA À ANULAÇÃO DA OPERAÇÃO SODOMA. 

QUEREMOS JUSTIÇA!"

Para assinar clique aqui 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet