Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Civil

INQUÉRITO CIVIL

MPF abre investigação contra Cuiabá por registro no uso de recursos nacionais da educação

22 Fev 2017 - 17:05

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Reprodução

Ministério Público Federal

Ministério Público Federal

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF-MT) está investigando os municípios de Cuiabá, Nortelândia e Santo Afonso para apurar se as prefeituras têm disponibilizado os registros contábeis relativos aos recursos da conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) aos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social (Cacs) do Fundeb.

Leia mais:
MPF investiga ICMbio por exigências ilegais para atuação de guias turísticos em Chapada

As prefeituras investigadas já haviam sido oficiadas para que disponibilizassem as informações requeridas. Aos Cacs dos três municípios investigados foram solicitadas informações relativas à composição, local de desempenho da funções, forma de realização dos trabalhos, bem como se os registros contábeis e os demonstrativos gerenciais mensais, atualizados, relativos aos recursos repassados e recebidos à conta do Fundo, assim como referentes às despesas realizadas, ficam permanentemente à disposição do conselho.

O MPF agora aguarda posicionamento dos Cacs quanto às informações que devem ser repassadas pelas prefeituras para continuidade das investigações.

O Fundeb é um fundo de natureza contábil e de âmbito estadual, formado por recursos provenientes de impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação. Além desses recursos, ainda compõem o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada estado, seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet