Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Criminal

AFASTAMENTO

Após derrota no STJ, defesa de ex-governador estuda pedir anulação da Sodoma no STF

10 Mar 2017 - 15:00

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Silval da Cunha Barbosa

Silval da Cunha Barbosa

A defesa do ex-governador do Estado Silval da Cunha Barbosa já estuda recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para obter a anulação da “Operação Sodoma”, após indeferimento do pedido na tarde desta quinta-feira (09) no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por 3X1, a Sodoma mantém-se tramitando sob a batuta de Selma Rosane Arruda, da Sétima Vara Criminal da Comarca de Cuiabá.

Leia mais:
​Ministro do STJ afirma que prisão de Silval tem provas sólidas e independentes de delação

STJ rejeita anulação da Sodoma, mantém juíza Selma em ação e Silval Barbosa no CCC
Sodoma a um voto da anulação: afastamento de Selma pode prejudicar Lava Jato e atingir Sérgio Moro

Os advogados Valber Melo, Ulisses Rabaneda e Arthur Osti, que compõem a defesa do ex-governador, aguardam o acórdão da íntegra com os votos, que deverão ser analisados. Em seguida, uma linha de defesa será definida, podendo a matéria ser levada à Suprema Corte, para discussão, segundo apuração de Olha Jurídico

A defesa de Silval Barbosa tenta afastar Selma Arruda da ação penal e anular a “Operação Sodoma” sob a alegação de que a magistrada teria extrapolado limites legais de sua função ao inquirir os empresários João Batista Rosa, Frederico Müller Coutinho e Filinto Müller durante audiência para homologação dos acordos de delação, em 2015. A votação estava empatada em 1X1, até à tarde de ontem (09), quando Rogério Schietti Cruz e Nefi Cordeiro votaram pela manutenção da ação.

Para Schietti Cruz, é razoável considerar que as informações coletadas pela magistrada na audiência de homologação apenas tenham intuito de confirmar o que já constava dos autos do inquérito policial. O ministro Nefi Cordeiro destacou, por sua vez, que em momento algum a juíza Selma Arruda agiu como autoridade policial, extrapolando os limites de suas funções. “Não vejo ilegalidade então na homologação realizada, não é causa de impedimento, não é causa tampouco de suspensão”, afirmou.

A “Operação Sodoma” foi deflagrada em 15 de setembro de 2015 e investiga formação de organização criminosa, fraudes em licitação, fraude processual, lavagem de dinheiro e crime contra a administração pública. Entre os denunciados estão o ex-governador Silval Barbosa, o ex-deputado estadual José Riva e o ex-prefeito de Várzea Grande, Wallace dos Santos Guimarães.

Também são réus da Sodoma, Marcel Souza de Cursi, Pedro Jamil Nadaf, Rodrigo da Cunha Barbosa, Silvio Cezar Correa Araújo,José Jesus Nunes Cordeiro, César Roberto Zílio, Pedro Elias Domingues, Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, Karla Cecília de Oliveira,Tiago Vieira de Souza,Fábio Drumond Formiga, Bruno Sampaio Saldanha,Antonio Roni de Liz, Evandro Gustavo Pontes da Silva e o empresário Alan Malouf.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet