Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

aulas interativas

Alunos de Direito da Unic fazem abaixo-assinado e pedem apoio da OAB

Alunos de Direito da Unic fazem abaixo-assinado e pedem apoio da OAB
Alunos do curso de Direito da Universidade de Cuiabá (Unic) fizeram um abaixo-assinado e pediram apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), através da Comissão de Ensino Jurídico, no sentido de cobrar providências quanto a melhorias no ensino da instituição.

Leia mais:
Membro da OAB-MT critica excesso de cursos de Direito no Estado; "maus professores e alunos 'oba oba'"
 
Entre as principais reclamações dos alunos estão as disciplinas interativas ou semipresenciais que não podem ultrapassar 20% da carga horária total do curso, conforme a Portaria nº 4.059 da instituição de ensino: “Conforme carga curricular já pré-determinada pelos órgãos competentes, o curso de Direito deverá dispor de 3700 horas, onde a instituição supracitada adota usá-las nos formatos presenciais, semipresenciais e extracurriculares”, diz o pedido.
 
“Porém, de acordo com o somatório de todas as disciplinas semipresenciais, a distância, conforme anexo II esta carga horária está em 830hs. Levando em consideração a grade de acadêmico de 9º semestre, ultrapassando assim o limite estabelecido pela portaria, sendo o permitido de 740h (20% do total)”, acrescenta.
 
A medida tem gerado indignação nos estudantes, pois consideram um enorme prejuízo ao aprendizado por ser desconhecido os tutores, o currículo lates e seu conhecimento na área de ensino.
 
Os acadêmicos também apontaram problemas com relação ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Estágio Obrigatório que desde o primeiro semestre de 2016 foi transformado em semipresencial. A reposição das aulas também foi alvo de questionamentos.
 
O presidente da OAB-MT Leonardo Campos e o presidente da Comissão de Ensino Jurídico, José do Patrocínio receberam os alunos do 9º, 8º, 6º,5º e 2º semestre no dia 10. A iniciativa que conta com abaixo-assinado dos estudantes partiu de Andrés Esteban León Suárez. A Comissão de Ensino Jurídico irá avaliar o requerimento que também será encaminhado ao Conselho Federal da OAB.
 
Recentemente, o advogado João Batista Beneti, que preside o Tribunal de Ética de Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) criticou a profusão de cursos de Direito no Estado de Mato Grosso. O resultado prático da união de maus professores e alunos que sequer sabem o que querem de suas vidas profissionais é o alto índice de reprovação nos exames da Ordem. Em entrevista ao Olhar Jurídico Beneti, que possui experiência na advocacia de mais de 40 anos, admitiu que há, sim, interesse da OAB-MT em barrar os despreparados, garantindo vagas apenas aos “comprometidos”.

A reportagem entrou em contato com assessoria da Unic que informou que "recentemente, o modelo acadêmico da Unic foi atualizado para potencializar a conexão com a nova realidade do mundo digital, proporcionando mais inovação e tecnologia aplicada à educação. O projeto prima pelo desempenho dos alunos de forma a atender as demandas do mercado de trabalho e segue rigorosamente as diretrizes legais estabelecidas pelo MEC e o Conselho Nacional de Educação (CNE), que regem o ensino brasileiro.

"Em compromisso com a transparência, a Unic informa que os estudantes podem procurar seus coordenadores de curso, o serviço de atendimento ao aluno e o chat online, disponível no portal da unidade, para quaisquer dúvidas", completa a nota.

Atualizada às 18h08.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet