Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

CUIABÁ 298 ANOS

Pai, professor e torcedor do Dom Bosco: conheça José Vidal, desembargador que dá nome ao Fórum de Cuiabá

08 Abr 2017 - 10:52

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Fórum de Cuiabá Desembargador José Vidal

Fórum de Cuiabá Desembargador José Vidal


Quem muito olha, pouco vê, diz o ditado, talvez por isso quem frequenta diariamente o Fórum de Cuiabá pode não perceber que aquele edifício tem um nome, um grande nome: Desembargador José Vidal. O que poucos sabem, além de que uma autoridade judiciária identifica um prédio público é que, por trás disto, existiu um pai de família, natural de Santo Antônio de Leverger, torcedor roxo do Clube Esportivo Dom Bosco e professor querido por seus alunos. Graças a eles, por sinal, que José Vidal é o homenageado daquele prédio e a figura histórica estudada por Olhar Jurídico, nesta reportagem especial de 298 anos de Cuiabá. Para resgatar a vida deste ex-seminarista, advogado e educador, a apuração contou com uma ajuda especial, do seu filho, o também Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Márcio Vidal.

Leia Também:
Às vésperas da votação na Câmara, OAB-MT debate reforma trabalhista e suas consequências


Filho do mineiro Mario Leite Vidal, primeiro prefeito do município de Alto Paraguai, em Mato Grosso, José Vidal nasceu em 17 de março de 1931, em Santo Antônio de Leverger. Aos 15 anos de idade, deixou o Mato Grosso para estudar fora. Foi seminarista, estudou teologia na cidade de Lins, em São Paulo, onde morou por um período. Fiel às questões da fé, foram as leis que conquistaram sua paixão. Formou-se em direito pela Faculdade Nacional do Rio de Janeiro e passou a atuar na área. Foi membro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Retornou para o Pantanal em 1958, onde permaneceu e nunca mais quis sair. Nem a separação do Estado o colocou longe de sua terra natal. (Diga-se de passagem, em 1977, chegaria a receber convites do recém-criado Estado do Mato Grosso do Sul para assumir cargo de desembargador. Gentilmente, o rejeitou).

Em Mato Grosso, no fim dos anos de 1950, tornou-se professor de direito pela Universidade Federal (UFMT), onde atuou até o fim dos anos de 1980 e ministrou aulas para diversas pessoas que hoje se destacam na política e na área jurídica.

Em 1979, tornou-se desembargador da Segunda Câmara Cível do TJMT, ao lado dos colegas Benedito Pereira do Nascimento e Ataíde Monteiro. “Era uma Câmara interessante” – avalia o desembargador Márcio Vidal – “pois havia nela um membro originário da OAB (José Vidal), um integrante originário do MPE (Ataíde Monteiro) e um desembargador de carreira da magistratura (Benedito Pereira do Nascimento)”.

Nos anos de 1980, não se deixou abater pelo acumulo de funções. Além de professor e desembargador, exerceu também os cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e, posteriormente, presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

Em 1988, decidiu mudar de rumo. Pediu exoneração da UFMT e no ano seguinte, no mês de setembro, pediu aposentadoria do Tribunal de Justiça. Corajosamente, voltou a enfrentar o disputado mercado da advocacia, no alto de seus 58 anos.

Debaixo da toga e do terno, José Vidal guardava no peito o escudo e o orgulho de ser torcedor fanático do Clube Esportivo Dom Bosco. Apaixonado por futebol, o desembargador foi além do campo jurídico, brilhou no campo de futebol da UFMT. Jogava bola todos os dias, até seus 72 anos de idade. Ao lado de amigos queridos e parentes, gozou de vitalidade enquanto a vida lhe permitiu. Faleceu em 05 de dezembro de 2006, aos 75 anos, vítima de um câncer.

No ano seguinte, ex-alunos se reuniram. O professor José Vidal merecia uma homenagem à altura. Formularam requerimento e o encaminharam à presidência do TJ, para que fosse dado ao novo espaço destinado à instalação da administração da justiça de primeiro grau o nome de ‘Fórum Desembargador José Vidal’.

“Recordo-me que entre os ex-alunos figurava a ex-senadora Serys Marly, que encabeçou o requerimento. Acrescento a sensibilidade de alguns colegas do TJ, que também foram ex-alunos de meu pai, por exemplo, os desembargadores Benedito Pereira do Nascimento e José Ferreira Leite, que foram sensíveis a essa homenagem ao meu pai”, destacou Márcio Vidal, que não nega a satisfação. “Nós da família ficamos honrados com a homenagem”.  

Em fevereiro de 2005, o Fórum da Capital, no local onde o conhecemos hoje, foi inaugurado. Com seus 55 mil m², abriga 45 Varas, onde atuam 51 juízes, 567 servidores, 439 estagiários, 18 militares e 114 terceirizados. Todos importantes para o funcionamento do local. Em sessão extraordinária realizada pelo Pleno, em 06 de dezembro de 2007, os magistrados decidiram, aquele espaço teria um nome: Fórum da Capital Desembargador José Vidal. 

Esta é a homenagem de Olhar Jurídico para todos os profissionais da justiça e da advocacia, cuiabanos ou não, que atuam e vivem nesta terra, que celebra hoje seus 298 anos. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet