Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Civil

MPE-MT

Ministério Público investiga 481 cargos e verba indenizatória em Câmara de Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ministério Público investiga 481 cargos e verba indenizatória em Câmara de Cuiabá
O Ministério Público de Mato Grosso instaurou inquérito civil para investigar a criação de 481 cargos pela Câmara Municipal de Vereadores de Cuiabá por meio da Lei n° 6.159. O procedimento, datado do dia 3 de abril, também investigará a instituição de verba indenizatória pelo órgão.

Leia mais:
Justiça condena JBS em R$ 2 milhões por expor trabalhadores a risco e dumping social


A lei, do dia 11 de janeiro, autoriza que a Câmara de Cuiabá crie 481 novos cargos comissionados (sem necessidade de aprovação em concurso público) no Legislativo e fixa o pagamento de uma verba indenizatória de 4,2 mil mensais a cada um dos 25 chefes de gabinete parlamentares.
 
Com o inquérito civil, O MPE pretende “investigar supostos atos de Improbidade Administrativa” cometidos. O projeto de lei de número 6.159, aprovado no final da legislatura passada, foi sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB).
 
A lei determina que, a cada mês, o Poder Legislativo seja obrigado a registrar um dispêndio de R$ 105 mil somente com a verba indenizatória dos chefes de gabinetes, no Palácio Pascoal Moreira Cabral.
 
Os novos cargos são destinados ao atendimento dos vereadores – contratados para chefia, direção e assessoramento.  Cada gabinete, possui 17 assessores parlamentares, com carga horária de 30 horas por semana – média de seis horas por dia.

As despesas decorrentes da criação de novos cargos e do auxílio àqueles que possuem cargo em chefia de gabinete parlamentares ocorrem por conta do orçamento anual do Poder Legislativo.
 
No final de 2016, a Mesa Diretora, sob o comando do  presidente Haroldo Kuzai (SD),  exonerou quase 400 servidores e anunciou a extinção de 317. Todavia, sob a égide de Kuzai, foram criados outros 481. Ou seja: 164 a mais que a legisaltura anterior.
 
O procedimento do Ministério Público e assinado pelo promotor de Justiça Henrique Schneider Neto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet