Olhar Jurídico

Quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Notícias / Criminal

Advogado de José Riva nega que deputada Janaína seja alvo de investigação da Lava Jato

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

19 Abr 2017 - 11:10

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Deputada Janaína Riva

Deputada Janaína Riva

O advogado do ex-deputado Estadual José Geraldo Riva, Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch, emitiu nota de esclarecimento negando que a deputada Estadual Janaína Greyce Riva tenha sido citada por conta da empresa Floresta Viva Exportação de Madeira Terraplanagem no âmbito da “Operação Lava Jato”. Segundo a defesa da família, é José Riva quem colabora com o Ministério Público Federal (MPF) sobre as questões abordadas pelo doleiro Lúcio Funaro.

Leia mais:
Mesmo com acordos de delação, empresários são condenados a 8 anos por organização criminosa e peculato


Conforme o site Mída News noticiou no último dia 15, a deputada estadual Janaina Riva (PMDB), seu irmão José Geraldo Riva Júnior e o empresário Valdir Piran teriam sido citados em um inquérito que apura lavagem de dinheiro envolvendo o doleiro Lucio Bolonha Funaro, tido como operador dos esquemas do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Funaro teria usado de suas empresas para promover “transações suspeitas” para a empresa Floresta Viva Exportação de Madeira Terraplanagem e para o empresário do ramo de factoring Valdir Piran. A denúncia gerou uma Picante em Olhar Direto.
 
Segundo investigações do Ministério Público Federal (MPF), algumas das empresas de Bolonha Funaro seriam “de fachada” e serviriam exclusivamente para manutenção de esquemas de lavagem de dinheiro.
 
“Interessante apontar que a conta da Viscaya Holding e Participações (uma das empresas de Funaro), assim, recebeu R$ 300.000,00 de Valdir Agostinho Piran e, depois, repassou a mesma quantia para Floresta Viva, empresa de José Geraldo Riva Junior e Janaína Greyce Riva”, afirma o procurador-geral, Rodrigo Janot.
 
Mas, segundo Rodrigo Mudrovitsch, nada disso envolve “Operação Lava Jato”, mas outro inquérito da PGR e que este envolve apenas o pai da deputada Janaína Riva. "Falo pela Deputada Janaína apenas na qualidade de advogado da família Riva, pois ela não precisa de advogado criminal. Ela não é investigada nesse inquérito. Apenas o pai dela é. Ele está colaborando com o MPF na investigação. Além disso, esse inquérito não integra a operação Lava Jato. É importante que esses dois equívocos não sejam mais propagados".

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • El Cid
    20 Abr 2017 às 09:00

    Senhor advogado, quem falou foi o delator! Para de tentar tapar o sol com a peneira. E por isso o Brasil e o mundo todo sabe, não só Mato Grosso.

  • Salcheado
    20 Abr 2017 às 06:44

    É deputada, se elegeu em cima do papai, e agora quer desvinculação dos processos que ele enfrenta. Vem mais coisa por aí, acho bom a senhora se preparar.

  • Renato
    19 Abr 2017 às 23:43

    Está estampado em toda a mídia que o Exmo. Procurador Geral da República disse que a Laranjanaina Riva foi citada por delatores da lava jato, ou a mída está toda errada está todo mundo tendo ilusão ótica. Faz tempo que eu voto para substituir todos os parlamentares, todos os Vereadores, Deputados Federais e Estaduais, e Senadores, graças a Deus esse peso na consciência eu não tenho, nunca votei em José Riva e nem em Silval Barbosa, muito menos nessa menina mimadinha! Não a reeleição! Não a corrupção! 300 anos de cadeia para José Geraldo Riva em seus mais de 100 processos por desvio de dinheiro público.

  • Capitão Obvio
    19 Abr 2017 às 17:49

    Se o advogado é pago para defender, ele nunca fará declarações desabonadoras sobre seus clientes

  • SIRI
    19 Abr 2017 às 16:28

    Filha de peixe... peixinho é!!! O pai o maior bagre ensaboado de MT, seria esperar demais que a fruta caísse longe do pé, não???!!

Sitevip Internet