Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

DECISÃO

Juíza nega se afastar de ação em que membro do CV é denunciado por transportar celular por drone na cadeia

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Juíza nega se afastar de ação em que membro do CV é denunciado por transportar celular por drone na cadeia
A magistrada Selma Rosane Arruda, da Sétima Vara Criminal, negou seu próprio afastamento de uma ação envolvendo Ricardo de Barros Del Barco, suposto membro do Comando Vermelho e acusado de promover a entrada de aparelhos celulares na Penitenciária Central do Estado com a utilização de um drone. A decisão é do dia 19 abril.

Leia mais:
Membros do Comando Vermelho são denunciados por transportar celular por drone na cadeia


Ricardo argumentou que a juíza não é competente para processar e julgar a ação penal, pois a conduta do acusado não teria nexo de causalidade com qualquer organização criminosa.

O caso

Os membros do Comando Vermelho em Mato Grosso, identificados como Thiago Leite Pinheiro e Ricardo de Barros Del Barco foram denunciados pelo Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), por promoverem a entrada de aparelhos celulares na Penitenciária Central do Estado com a utilização de drone. Os acusados também vão responder por integrarem organização criminosa.

Conforme o Gaeco, o flagrante ocorrido no período da tarde do último dia 10 de fevereiro, nas proximidades da Penitenciária Central do Estado, foi possível graças a informações previamente recebidas pela diretoria da PCE, de que membros da organização criminosa ingressariam com aparelhos celulares na referida unidade prisional com a utilização de veículo aéreo não tripulado (drone).
 
Segundo consta a denúncia, Thiago e Ricardo foram flagrados no interior de um veículo modelo Gol, nas redondezas da penitenciária, na posse de um drone que minutos antes foi visto saindo das dependências do estabelecimento prisional. Junto com o equipamento, foram encontrados mais cinco celulares embalados em fita adesiva.
 
Segundo informações do Gaeco, um dos acusados revelou no momento do flagrante que o drone já havia levado outros três celulares para o interior da PCE. Foram encontrados, em sua residência, 15 carregadores da marca LG, contudo, os aparelhos celulares já não estavam no local.
 
Em diligências posteriores, a polícia identificou como destinatário dos aparelhos celulares, o detento Jonas Souza Gonçalves Júnior, que inclusive já havia sido denunciado por ser integrante do Comando Vermelho em Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet