Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Criminal

DECISÃO

Juíza mantém prisão de ex-vereador João Emanuel em ação da Aprendiz

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Juíza mantém prisão de ex-vereador João Emanuel em ação da Aprendiz
A magistrada Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa manteve prisão decretada em desfavor do ex-vereador João Emanuel Moreira Lima. A decisão foi estabelecida na última quarta-feira (10). O caso versa sobre os fatos levantados na Operação Aprendiz, por desvio de dinheiro da Câmara Municipal e transferência de um terreno de forma fraudulenta. O político está preso desde o dia 20 de setembro de 2016.

Leia mais:
Advogado delator confessa contrato para fraudar tributos em R$ 65 milhões em troca de propina


O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), concluiu as investigações iniciadas com a operação Aprendiz e ofereceu denúncia contra o ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, João Emanuel Pereira Lima, e outras sete pessoas.

De acordo com o Gaeco, os denunciados compõem organização criminosa destinada à prática de crimes de falsidade, estelionato, corrupção passiva, grilagem de terras e adulteração de documentos de veículos.

Segundo os promotores do Gaeco, mesmo após a deflagração da operação aprendiz, que desbaratou um esquema criminoso de desvio de dinheiro público através de fraude em licitação no âmbito das compras realizadas pelo Poder Legislativo Municipal em Cuiabá, a quadrilha continuou atuando, tendo João Emanuel como líder da organização criminosa. 

Conforme o Gaeco, mesmo tendo sido afastado liminarmente da função de Presidente da Câmara de Vereadores da Capital, mas por ainda deter o mandato, João Emanuel utilizou de todas as formas possíveis para atrapalhar a coleta da prova, bem como uniformizar os depoimentos que seriam colhidos na investigação.
 
Depois de trazer à tona detalhes do esquema de desvio de recursos públicos, o Gaeco concentrou as investigações em torno do destino dado ao dinheiro e os trabalhos começam a apresentar resultados: Na denúncia, os membros do Gaeco relatam que parte do dinheiro foi utilizado para pagamento de viagem internacional para Disney na cidade norte-americana de Orlando; outra para aquisição de um veículo automotor Porsche/Boxter Conversível Esporte e também para a reforma da casa do seu ex-sogro e ex-presidente da AL, deputado José Geraldo Riva.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet