Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

fase inicial

Polícia Federal investiga deputado Valdir Barranco por compra de votos no interior

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Valdir Barranco (PT)

Valdir Barranco (PT)

O deputado estadual Valdir Mendes Baranco (PT) é investigado pela Polícia Federal por compra de votos. O caso teria ocorrido no município de Itanhangá (a 523 Km da Capital) durante as eleições de 2014. As investigações estão sendo ministradas pela Procuradoria Regional Eleitoral de Mato Grosso, com sede em Cuiabá. 

Leia mais:
Eder Moraes é processado por supostos crimes em campanha do PT e de Lúdio; audiência é adiada


O inquérito foi aberto no dia 27 de abril e as investigações ainda estão na fase inicial, mas parte da documentação preliminar já foi encaminhada ao gabinete do Procurador Regional Eleitoral Cleber de Oliveira Tavares Neto. 

Se a compra de votos for comprovada, o deputado voltará a perder sua vaga na ALMT, como já ocorreu em 2016, após decisão judicial. Nas eleições de 2014 o petista recebeu 19.227 na eleição daquele ano, mas acabou por não assumir a vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Ele foi barrado com base na lei da ficha limpa, pelo militar Pery Taborelli, que alegou a inelegibilidade de Barranco por ter as contas reprovadas quando ainda era prefeito do município de Nova Bandeirantes, no extremo norte do estado. Mais tarde, por meio de recurso no Tribunal Superior Eleitoral, o candidato conseguiu reaver a sua cadeira na Assembleia.

Outro lado

Por meio de sua assessoria de imprensa, o deputado Valdir Barranco afirmou não saber do caso. Segundo ele, não houve qualquer notificação por parte do Ministério Público Federal sobre a denúncia. O deputado também informou que jamais realizou campanha no município em que é investigado de comprar votos. 

"Desconheço qualquer tipo de denúncia neste sentido, mesmo porque não fiz campanha em Itanhangá e nunca fui notificado pelo MPF ou qualquer outro órgão oficial", declarou o deputado estadual Valdir Barranco por meio da assessoria de imprensa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet