Olhar Jurídico

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Civil

DECISÃO

Magistrado decreta falência da rede de supermercados Compre Mais após falhas em recuperação

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Magistrado decreta falência da rede de supermercados Compre Mais após falhas em recuperação
O magistrado Luis Otávio Pereira Marques, da Quarta Vara Cível de Várzea Grande,  decretou a falência do mercado Compre Mais, que passava por uma Recuperação Judicial no montante de R$ 37 milhões. A decisão é do dia 25 de maio.

Leia mais:
Com ex-advogado do goleiro Bruno, curso promove 1º Tribunal do Júri Simulado em Cuiabá; saiba como participar


Foram identificados indícios de que a empresa não vinha cumprindo o plano de recuperação junto aos credores.

"O inadimplemento da recuperanda para com os credores também foi noticiado pelo administrador judicial quando da apresentação do 'relatório de atividades', no qual afirmou que nenhum pagamento foi realizado às instituições financeiras e 'conforme lançado nos registros contábeis da recuperanda além do inadimplemento dos acordos celebrados na assembleia geral de credores, a recuperanda praticamente não efetuou nenhum pagamento dos credores com carência de 12 e 18 meses, encontrando-se inadimplente no cumprimento do plano de recuperação judicial'", diz trecho da decisão
 
A falta do cumprimento do Plano geraria automaticamente a falência. “Não há dúvidas, portanto, que inexistiu o pagamento das parcelas, na data aprazada, conforme discriminada no plano de recuperação aprovado, caracterizando, pois, hipótese de convolação da recuperação em falência”, salientou o magistrado.
 
Conforme os autos, a Recuperação Judicial do Compre Mais decorreu da crise a partir de 2011 “[...] por força de concorrência desleal com necessidade de aquisição e construção de novas lojas, com recursos próprios e de instituições bancárias, iniciando-se um ciclo vicioso junto aos bancos, que consumia mais de R$ 1 milhão do faturamento mensal da empresa”.
 
A empresa alegou ainda que “[...] além de colaborar com a economia do Estado, do País, é responsável por inúmeros empregos (700 postos diretos e 1500 indiretos)”,

O Compre Mais Afirmou que com o deferimento da Recuperação Judicial, teria oportunidade de negociar com todos os seus credores de uma única vez e em pé de igualdade, demonstrando que teria condições suficientes, se continuasse operando, de cumprir com as obrigações.

Recuperação judicial

A recuperação judicial tem por finalidade a remoção das causas de crise econômico/financeira, visando o reequilíbrio das contas da empresa, salvaguardando os direitos dos credores sem comprometer a atividade empresarial e preservando empregos. 

É um procedimento que o devedor tem a sua disposição para tentar evitar que a sua atividade chegue à fase pré-falimentar ou a própria falência. O principal objetivo da recuperação judicial é dar uma oportunidade para que a empresa consiga se reerguer e manter-se no mercado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet