Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

CONFIABILIDADE DO SISTEMA

Várzea Grande deve ter todos eleitores em cadastro biométrico para eleições de 2018; TRE destaca segurança

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Várzea Grande deve ter todos eleitores em cadastro biométrico para eleições de 2018; TRE destaca segurança
Considerada essencial no processo democrático, a confiança na inviolabilidade do voto está sendo ampliada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso mediante convênio a ser firmado com a Prefeitura de Várzea Grande, para cadastramento biométrico do eleitorado. A reunião entre o corregedor e vice-presidente do TRE, desembargador Pedro Sakamoto, com a prefeita Lucimar Sacre de Campos (DEM), e o secretário de Assuntos Estratégicos, ex-governador Jaime Campos (DEM), definiu que será firmada parceria para que, até maio de 2018, 100% dos eleitores varzeagrandenses estejam cadastrados pela biometria.
 
Leia Mais:
- Gilmar Fabris debate com Lucimar Campos compromissos e defende ação conjunta em prol de áreas essenciais

Lucimar e Sakamoto passaram parte da manhã reunidos no Palácio Júlio Domingos Fiote de Campos, no Paço Couto Magalhães, em Várzea Grande. O convênio deve agilizar o serviço de recadastramento com biometria no município, que deve ultrapassar 190 mil eleitores, em 2018. No ano passado, Várzea Grande possuía 183,5 mil cidadãos aptos a votar.

Lucimar Campos destacou a importância do momento para que toda a população se conscientize em fazer o recadastramento biométrico, inclusive quem é beneficiário de programas sociais, já que corre o risco de ter o benefício bloqueado. “Ciente da dimensão desta ação, estamos empenhados e iremos ajudar integralmente com apoio logístico e pessoal. Agradeço a confiança da Justiça Eleitoral, que demonstra muito empenho em sua função”, argumentou ela.
 
Pedro Sakamoto ponderou que menos de 10% dos eleitores do município já foram recadastrados, o que demonstra que ainda há muito a ser feito. “O prazo determinado pelo TSE para conclusão dos trabalhos é 19 de dezembro, sendo que os dados deverão ser enviados pelo juiz eleitoral é até 31 de janeiro de 2018. Por isso convoco a todos para esta grande causa em prol da terra mãe do Brasil e parabenizo a prefeita Lucimar Campos pela disposição em colaborar”, avaliou o corregedor geral do TRE desembargador.
 
Biometria
 
O recadastramento eleitoral através da biometria tende a tornar mais seguro o processo de votação eletrônica, implementado desde a segunda metade da década de 1990. O sistema adotado pela Justiça Eleitoral é preparado para identificar uma pessoa por meio da assinatura, impressões digitais e reconhecimento da face.
 
Em Várzea Grande,  por enquanto, o recadastramento pode ser feito somente nos cartórios de cada Zona Eleitoral, das 8h às 14h, devendo ser levado documento original com foto e comprovante de residência. Em breve, após o convênio do TRE com a prefeitura, poderá ser agendado por telefone ou pela internet. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet