Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Geral

BARRIGA DE ALUGUEL

Advogado denuncia grampos contra cliente: "promotores e juízes foram coniventes ou incompetentes"

05 Jun 2017 - 11:40

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Victor Alipio Borges

Victor Alipio Borges

Mario Edmundo Costa Marques Filho é contador, casado, tem filhos e nunca exerceu cargo público. Ele não é filiado a nenhum partido, não responde a nenhum processo e jamais foi envolvido em tráfico de drogas. Mesmo assim, teve seu número de celular e de sua esposa grampeados ilegalmente na "barriga de aluguel" realizada pela Polícia Militar de Mato Grosso.

A denúncia foi feita pelo seu advogado Victor Alipio Borges, que estuda acionar a justiça para entender o ocorrido. Para a defesa, o procedimento foi “espúrio, escuso e ilegal”, que tornou o casal vítima de “um verdadeiro esquema criminoso jamais visto em um Estado de direito". Entenda:

Leia mais:
Especialista esclarece sobre interceptações telefônicas e penas previstas em lei; leia entrevista

“Depois que a imprensa local divulgou parte da lista das pessoas que supostamente tiveram seus aparelhos telefônicos grampeados ilegalmente, e que teria sido levado a cabo pelo Estado de Mato Grosso, o nosso escritório constatou a existência de 02 números de celular pertencentes a um dos nossos clientes e que estavam vinculados ao seu CPF”, narra o advogado, por meio de nota pública.

“Frente a este grave fato, entramos em contato com o senhor Mario Edmundo Costa Marques Filho que, com surpresa, nos informou que os números eram utilizados pelo mesmo e sua esposa. O mais intrigante, é que não há qualquer justificativa aparente para essa ingerência estatal na privacidade sua e da sua mulher, com a verdadeira devassa da intimidade do casal”, acrescenta.

O advogado conversará com seu cliente na tarde desta segunda-feira (05). “Por enquanto, estamos estudando apenas a propositura de uma ação reparatória, na qual objetivaremos ouvir todo e qualquer responsável, inclusive membros do Ministério Público, a quem competia analisar a regularidade do procedimento e Autoridades Judiciárias que tenham autorizado a implementação da medida ilícita e eventuais prorrogações da ‘interceptação’”.

Para Vítor Alipio Borges, é dever do Poder Judiciário de Mato Grosso apurar na esfera criminal a conduta dos promotores de justiça e dos juízes, “até porque, das duas, uma: ou os promotores de justiça e magistrados que estiveram ligados ao caso foram coniventes, ou são eles incompetentes”.

Sobre esse aspecto, Olhar Jurídico conversou com o advogado na manhã desta segunda-feira (05). Ele explica. “Na interceptação telefônica, a polícia pode até fazer os levantamentos preliminares das pessoas que vão ser monitoradas. De acordo com a lei, se a PM não tem certeza da identidade de quem será monitorado, precisa justificar isso, aparecendo as siglas HNI (Homem Não Identificado). Nesse caso eles buscam a identificação. Nesse caso não, botaram um codinome para meu cliente e ouviram-no como se ele fosse um traficante”.

Ele prossegue sua avaliação. “Acompanhando as notícias, nelas vejo juízes e promotores afirmando ‘olha, fomos induzidos ao erro’. Ora, isso não é argumento que possa ser admitido por parte de uma autoridade do judiciário e do MPE. Veja bem, o policial faz o levantamento dos dados telefônicos e isso, antes da medida ser implementada, passa pelo crivo do MPE e do juiz e é obrigação deles, antes de tomar tal medida invasiva, verificar se as informações lançadas pelos policiais são fidedignas, mesmo se presumindo a legalidade do ato. Por isso eu digo: ou os promotores de justiça e magistrados que estiveram ligados ao caso foram coniventes, ou são eles incompetentes”.

Questionado quais serão as providências a serem tomadas, o advogado diz que ainda aguarda o andamento dos fatos, pois segundo ele a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) tem atuado paralelamente às investigações oficiais para o esclarecimento dos fatos. Assim, a defesa verifica a possibilidade de buscar o auxílio da ordem ou acionar a Súmula 14, de modo a garantir os direitos de seu cliente.

Veja a nota na íntegra:

Depois que a imprensa local divulgou parte da lista das pessoas que supostamente tiveram seus aparelhos telefônicos grampeados ilegalmente, através de um procedimento espúrio, escuso e ilegal, denominado "barriga de aluguel", e que teria sido levado a cabo pelo Estado de Mato Grosso, o nosso escritório constatou a existência de 02 (dois) números de celular pertencentes a um dos nossos clientes e que estavam vinculados ao seu CPF.

Frente a este grave fato, entramos em contato com o senhor Mario Edmundo Costa Marques Filho que, com surpresa, nos informou que os números eram utilizados pelo mesmo e sua esposa.

O mais intrigante, é que não há qualquer justificativa aparente para essa ingerência estatal na privacidade sua e da sua mulher, com a verdadeira devassa da intimidade do casal.

Necessário esclarecer, que o senhor Mário Edmundo não possui predileções políticas, é contador, tem família e filhos, não exerce cargo público, nunca se envolveu com atos de traficância, e, até onde sabemos, não é investigado em nenhuma Operação Policial, pois nem motivos existem para tanto.

Por enquanto, estamos estudando apenas a propositura de uma ação reparatória, na qual objetivaremos ouvir todo e qualquer responsável, inclusive membros do Ministério Público, a quem competia analisar a regularidade do procedimento e Autoridades Judiciárias que tenham autorizado a implementação da medida ilícita e eventuais prorrogações da "interceptação" (grampo ilegal).

Ainda, entendemos, que além dos supostos policiais envolvidos na prática criminosa, é dever do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso apurar, na esfera criminal, a conduta de Promotores de Justiça e de Juízes de Direito, até porque, das duas, uma: ou os promotores de justiça e magistrados que estiveram ligados ao caso foram coniventes, ou são eles incompetentes.

De qualquer forma, confiamos que a Justiça envidará todos os esforços necessários para desvendar o que realmente aconteceu, bem como, não deixará que direitos fundamentais sejam violados sem uma rígida e pedagógica resposta, punindo os culpados e fixando indenizações em favor de todas as pessoas que são vítimas desse verdadeiro "esquema criminoso, jamais visto em um estado de direito".

Victor Alipio A. Borges.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet