Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

MPF MT

Ministério Público apura irregularidades em acessibilidade do Aeroporto Marechal Rondon

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ministério Público apura irregularidades em acessibilidade do Aeroporto Marechal Rondon
O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) instaurou inquérito civil público para apurar irregularidades quanto à acessibilidade nos banheiros do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.
 
Leia mais: 
STJ nega pedido de ex-secretário Cursi para afastar juíza Selma das ações da Sodoma


De acordo com denúncia recebida pelo MPF, o banheiro para pessoas com deficiência do Aeroporto Internacional Marechal Rondon possui vasos sanitários com fenda frontal, modelo abolido pelas normas da ABNT em 2015.
 
Diante disso, o MPF solicitou ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Mato Grosso (Crea/MT) a realização de vistoria no aeroporto para verificar as condições de acessibilidade de todos os sanitários do local.
 
Conforme o relatório do Crea/MT, o procurador da República Alisson Nelicio Cirilo Campos determinou, a partir do inquérito, a fiscalização da adequação dos sanitários às normas da ABNT, a fim de garantir acessibilidade às pessoas com deficiência.
 
Risco à segurança dos usuários
 
Em inquérito civil instaurado pelo MPF em Minas Gerais com finalidade semelhante ao de Mato Grosso, constam informações de um estudo realizado pela Universidade Federal de Uberlândia em que foi verificada a falta de segurança da bacia sanitária com abertura frontal para os usuários com deficiência ou mobilidade reduzida que estiverem desacompanhados.
 
O laudo afirma que esse tipo de bacia é mais adequada para uso em hospitais, clínicas e residências onde o usuário tem a companhia de uma pessoa para auxiliá-lo na higienização.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet