Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO APRENDIZ

Comparsa de João Emanuel consegue exame de sanidade mental para evitar pena

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Comparsa de João Emanuel consegue exame de sanidade mental para evitar pena
O empresário André Luis Guerra Santos, acusado de atuar juntamente com o ex-vereador João Emanuel para desviar verbas da Câmara Municipal de Cuiabá, deverá ser submetido a exame de sanidade mental nos próximos dias. Na segunda-feira (26), a juíza Selma Rosane Arruda acatou pedido do réu para realizar os exames, que se forem positivos, podem livrá-lo de uma futura sentença da magistrada.

Leia mais:
Juíza nega pedido de João Emanuel para atrasar alegações finais e dá 5 dias para ex-vereador se defender


“Considerando que não foi realizado o exame de Insanidade Mental no acusado André Luis Guerra dos Santos a Secretaria deverá providenciar o reagendamento da perícia junto à POLITEC”, diz trecho da decisão.

André é uma conhecida figura da Justiça mato-grossense. No dia 25 de março de 2014, teve sua prisão preventiva decretada ao ser acusado pelo Ministério Público, por meio da Operação Aprendiz, de utilizar documentos falsos para contrair um empréstimo junto com o então vereador João Emanuel.

O réu também é acusado de receber aposentadoria do INSS que teria sido fraudada. André Guerra aplicava os chamados “Golpes Finan”, em que se utilizava de terceiras pessoas que não possuem o nome sujo na praça e solicitavam empréstimos bancários em seus nomes, dando como garantia bancária documentos de veículos não alienados, por vezes falsificados. 

Outro golpe que ganhou destaque nacionalmente também é imputado a André Luis. Na decisão de 2014, que decretou a prisão preventiva, a juíza Selma Arruda lembrou que o réu é acusado de simular um acordo judicial envolvendo 'aproximadamente R$ 8 milhões'. O caso gerou repercussão nacional princiapalmente porque uma das partes constava como morta no dia da audiência do acordo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet