Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

JUSTIÇA FEDERAL

Juiz arquiva inquérito da Ararath contra Mauro Mendes por organização criminosa e lavagem de dinheiro

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Juiz arquiva inquérito da Ararath contra Mauro Mendes por organização criminosa e lavagem de dinheiro
O magistrado Jeferson Schneider, da 5ª Vara Federal de Mato Grosso, determinou no dia 16 de junho o arquivamento de um inquérito policial em face do ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes. O político era investigado por lavagem de dinheiro e organização criminosa em conseqüência da Operação Ararath.
 
Leia mais:
Coronéis que vazaram informações foram soltos por deixarem cargos “estratégicos” da PM


A Ararath, conforme o Ministério Público, averigua um complexo esquema de lavagem de dinheiro - cuja estimativa de movimentação ultrapassa R$ 500 milhões – para o ‘financiamento’ de interesses políticos no Estado.
 
Uma lista apreendida pela PF aponta que pelo menos 70 empresas utilizaram ‘recursos’ oriundos de esquemas fraudulentos de empréstimos.
 
O arquivamento, determinado pelo juiz Jeferson Schneider, seguiu parecer do órgão ministerial. Conforme os autos, o Ministério Público argumentou sobre a inexistência de elementos plausíveis que justificassem o oferecimento de denúncia.
 
Foi determinada ainda a restituição de bens apreendidos durante busca contra Mauro Mendes. Na ocasião da Operação, o político declarou em nota que teve mandado de cumprido em seu gabinete por conta de um empréstimo de R$ 3,4 milhões contraído em 2012 junto a uma empresa de combustíveis em nome de Junior Mendonça, empresário delator da Ararath.
 
Com a decisão de Jeferson Schneider, Mauro Mendes está livre de ações penais em conseqüência da Ararath. O fato também significa uma vitória política, visto que o nome do ex-prefeito de Cuiabá é constantemente especulado como candidato ao Governo do Estado ou Senado Federal nas próximas eleições.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet