Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

TRE

Cidade de Mato Grosso elege prefeito após cassação de registro

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ulisses Rabaneda, juiz do TRE

Ulisses Rabaneda, juiz do TRE

A 8ª Zona Eleitoral em Mato Grosso deferiu três candidaturas para a eleição suplementar em Alto Taquari (MT), que será realizada no dia 2 de julho, próximo domingo. Dr. Mauro, Fabio Garbugio e Vanderley Santeiro disputam o cargo de prefeito no município.

Leia mais:
Decisão do STF deve passar a limpo delações em MT; colaborador que poupou deputado será penalizado


Cerca de  6.565 eleitores irão às urnas para escolher quem governará a cidade até dezembro de 2020.
 
Mauro Andre da Silva Barbosa e Leandro Alves Almeida disputam, respectivamente, os cargos de prefeito e vice-prefeito pela Coligação "Para mudar temos que lutar". A coligação é composta PSD, PPS e PSB. 
 
Fabio Mauri Garbugio e Marco Aurélio Julien são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação "Vamos Juntos", composta pelo PRB, PTB, PT, PDT e DEM.
 
Já os candidatos Vanderley Santeiro Teodoro e Gregório Tolentino Moretti de Almeida concorrem a prefeito e vice-prefeito pela coligação "Novos tempos, Novos Sonhos e Novos Projetos", composta pelo PP, PMDB, PR, PSDB e PSC.
 
Esta sexta-feira, 30 de junho, é o último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a sua reprodução, na Internet.
 
Por fim, distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidato podem ocorrer até às 22h do dia 1º de julho.
 
Eleição suplementar em Alto Taquari

O candidato mais votado na última eleição municipal em Alto Taquari, Lairto João Sperandio, teve o Requerimento de Registro de Candidatura indeferido pelo juiz 8ª Zona Eleitoral, devido a uma sentença condenatória em ato de improbidade administrativa, que resultou na suspensão dos direitos políticos pelo período de cinco anos. A suspensão dos direitos políticos se estendeu além do prazo mínimo para a filiação do candidato à legenda pela qual concorreu.
 
Lairto Sperandio, portanto, concorreu ao cargo de prefeito na condição sub judice (que ainda depende de uma decisão judicial final), na eleição realizada em outubro do ano passado. Ele obteve 1.976 votos.
 
O candidato então recorreu ao TRE-MT que, por maioria, acolheu o recurso e deferiu sua candidatura. Mas a coligação adversária recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral, que deu provimento ao recurso, mantendo a decisão de primeira instância e determinando nova eleição no município.

Rabaneda 

A presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso definiu o nome do juiz membro Ulisses Rabaneda que ficará de plantão na segunda instância, para atender eventuais demandas referentes à eleição suplementar de Alto Taquari, que se realizará no dia 2 de julho.
 
Conforme consta da Portaria 300/2017, assinada pelo presidente do Tribunal, desembargador Márcio Vidal, o juiz-membro Ulisses Rabaneda dos Santos responderá pelo plantão nos dias 1º e 2 de julho de 2017.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet