Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

GRAMPOS

Após acusação de grampo, OAB afirma ter “absoluta e irrestrita confiança na idoneidade” de Perri

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Após acusação de grampo, OAB afirma ter “absoluta e irrestrita confiança na idoneidade” de Perri
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso escolheu um lado na mais recente confusão envolvendo o caso dos grampos em no estado. A instituição, liderada por Leonardo Campos, destacou na noite da última quinta-feira ter absoluta e irrestrita confiança na idoneidade do desembargador Orlando Perri.

Leia mais:
Perri nega participação em grampos e vê caso como tentativa de enfraquecer Justiça: "não me acovardarei"


A manifestação da OAB foi divulgada por meio de nota. O próprio Orlando Perri negou ainda na quinta-feira (06) que tenha praticado qualquer interceptação telefônica ilegal em face de juízes ou desembargadores enquanto corregedor do Tribunal de Justiça.

As especulações, segundo o magistrado, seriam para enfraquecer a investigação sobre grampos em Mato Grosso. Perri, porém, avisou: “Não me acovardarei diante de qualquer ameaça velada ou explícita. Não irei me afastar da condução do processo”.

A especulações surgiram após depoimento do coronel Airton Benedito Siqueira Junior. Airton, enquanto secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso, registrou em cartório no último dia 29 de junho uma declaração na qual admite ter “grampeado” juízes em 2007 a mando de Perri, à época corregedor-geral de Justiça de Mato Grosso.
 
A declaração foi anexada ao depoimento prestado por Siqueira no inquérito militar que investiga o suposto esquema de grampos ilegais operados nos últimos anos em MT por PMs. De acordo com Siqueira, as interceptações eram para levantar informações sobre o desvio de dinheiro do TJ para os cofres da loja maçônica Grande Oriente.

Airton Benedito Siqueira Junior revelou ainda em seu depoimento que o desembargador José Ferreira leite foi grampeado juntamente com os juízes Marcelo Barros, Antônio Horácio, Irênio Lima Fernandes e Marcos Aurélio Ferreira. As decisões para as interceptações, de acordo com a declaração, eram todas feitas de próprio punho por Perri.

Confira a nota

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), frente às notícias divulgadas na data de hoje (6) que repercutiram depoimento do secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos Airton Benedito Siqueira Júnior, vem a público manifestar que:

    1. A OAB-MT vem externar sua mais absoluta e irrestrita confiança na idoneidade, retidão e legalidade dos atos praticados pelo desembargador Orlando Perri, seja na atual investigação quanto a grampos telefônicos ilegais, bem como em eventuais outras em que tenha atuado como corregedor-geral de Justiça;

    2. Quanto aos supostos fatos declarados e repercutidos na data de hoje, esclarece a OAB-MT que os mesmos não têm qualquer relação com as investigações sobre grampos ilegais na modalidade “barriga de aluguel”, sendo que a entidade os recebe com a mais absoluta estranheza, já que vieram à tona cerca de 10 anos após supostamente terem ocorrido, exatamente quando os atos do declarante são colocados sob investigação;

    3. A OAB-MT cobrará rígida apuração quanto à suposta instalação de escutas no gabinete funcional do desembargador Orlando Perri, colocadas no depoimento com ares de ilegalidade, bem como envidará esforços para que eventuais outros fatos com aparente ilicitude sejam averiguados e trazidos de forma transparente a toda sociedade;

    4. O exercício do amplo direito de defesa é sagrado e inafastável, no entanto, isto não autoriza qualquer ilegalidade no seu exercício, sendo que esta entidade não compactuará com manobras tendentes a criar “cortina de fumaça” para embaralhar investigações em curso;

    5. A OAB-MT continuará acompanhando as investigações e postulando ao Poder Judiciário a adoção de providências aptas ao esclarecimento dos fatos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet