Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Criminal

NOTÍCIA CRIME

Ordem pede instauração de investigação criminal contra juízes suspeitos em casos de grampos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ordem pede instauração de investigação criminal contra juízes suspeitos em casos de grampos
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso interpôs uma notícia-crime no Tribunal de Justiça para apurar possíveis decisões irregulares de juízes sobre interceptações telefônicas. O caso segue sob sigilo e é relatado pelo desembargador Orlando Perri.
 
Leia mais:
Coronel prorroga inquérito sobre grampos e pede segurança pessoal


Conforme divulgado pelo procurador de Justiça Domingos Sávio, em sessão do Pleno nesta quinta-feira (13), a notícia crime guarda semelhança com outro procedimento da própria Ordem, que postulou a instauração de investigação criminal para apuração da prática de crimes supostamente praticados por membros do Ministério Público Estadual.

Sobre o mesmo caso, foram instaurados procedimentos investigatórios na Procuradoria Geral da República (PGR), na Corregedoria da Polícia Militar e no Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
o caso

Reportagem do programa "Fantástico", da Rede Globo, revelou na noite de 14 de maio que a Polícia Militar em Mato Grosso “grampeou” de maneira irregular uma lista de pessoas que não eram investigadas por crime.
 
A matéria destacou como vítimas a deputada estadual Janaína Riva (PMDB), o advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes, conhecido como Muvuca. Eles são apenas alguns dos “monitorados”.

O esquema de “arapongagem” já havia vazado na imprensa local após o início da apuração de Fantástico.
  
Barriga de aluguel
 
Os grampos foram conseguidos na modalidade “barriga de aluguel”, quando investigadores solicitam à Justiça acesso aos telefonemas de determinadas pessoas envolvidas em crimes e no meio dos nomes inserem contatos de não investigados.

Neste caso específico, as vítimas foram inseridas em uma apuração sobre tráfico de drogas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet