Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

inovação

Juiz leva júri aos bairros onde os crimes ocorreram e polícia relata menor violência

Foto: Assessoria

Júri popular realizado em bairro de Rondonópolis

Júri popular realizado em bairro de Rondonópolis

Os linchamentos em praça pública e as agressões a suspeitos são as principais marcas de um sentimento de impotência que leva multidões a fazer justiça com as próprias mãos. Foi exatamente com a ideia de levar uma maior sensação de segurança aos cidadãos que o juiz Wlademir Perri, da 1ª Vara Criminal de Rondonópolis, decidiu realizar júris nas comunidades onde os crimes ocorreram.

Leia mais:
Desembargadora atenderá advogados via Skype para "aperfeiçoar" tempo no Tribunal


Perri é o primeiro a fazer isso em Rondonópolis, um dos municípios com os maiores índices de criminalidade do estado. Até o momento os bairros Jardim Rivera, Santa Clara e Parque Universitário já receberam estes julgamentos. Os júris funcionam praticamente ao ar livre. Em um deles, todo o processo foi realizado no galpão de um igreja, conforme mostrou reportagem da TV Centro Amércia

Segundo o magistrado, a ideia surgiu quando ele percebeu que as audiências do Tribunal de Júri na comarca eram sempre esvaziadas, sem a participação e sem o envolvimento da sociedade. Conforme ele, a intenção de realizar os júris nos locais onde os crimes aconteceram servirão para mostrar a população que o Poder Judiciário está agindo.

“Eu acho que o Judiciário tem que aproximar da comunidade, tem que mostrar para aquele bairro onde houve o crime que a prestação de serviços está sendo feita”, explicou Perri à reportagem da TV Centro América, no intervalo de um julgamento de um homicídio que ocorreu em 2008.

A expectativa é que a nova prática "mate dois coelhos com uma cajadada só": inibindo a criminalidade nos bairros periféricos, onde o poder público é menos atuante, e evitando que práticas de justiçamento voltem a ocorrer nestes locais. 

O primeiro objetivo, ao que tudo indica, tem sido cumprido. Pois segundo um levantamento feito pelo comando da Polícia Militar e da Policia Civil em Rondonópolis os números de crimes cometidos nos locais onde ocorrem os júris comunitários diminuíram consideravelmente desde a realização dos julgamentos. Os dados foram apresentados pela assessoria da 1ª Vara Criminal, onde Perri trabalha. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet