Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

desde 23 de junho

Desembargador concede HC a oficial da PM acusado de atuar em 'grampos'

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Desembargador concede HC a oficial da PM acusado de atuar em 'grampos'
O  desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso,  concedeu liberdade ao  tenente-coronel Januário Batista - que estava preso no dia 23 de junho. A medida foi deferida na tarde desta sexta-feira, 14.  A prisão de Januário havia sido decretada pelo mesmo desembargador. 

Leia Mais:
Desembargador nega liberdade a cabo que revelou 12 anos em experiência com grampos

O militar, juntamente, com o coronel Evandro Lesco, foram presos acusados de participação em um esquema clandestino de grampos em Mato Grosso, responsável pela interceptação de médicos, jornalistas e políticos. 

O coronel foi preso junto com o então secretário da Casa Militar, Evandro Lesco, o adjunto, Ronelson Barros, e o cabo PM  Euclides Torezan. Além deles, o ex-comandante geral da Polícia Militar, coronel Zaqueu Barbosa, segue encarcerado também por suspeita de atuar no esquema.  Até o momento, apenas Januário e o cabo Torezan foram colocados em liberdade.

Os grampos  

Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, revelou na noite do dia 14 de maio, que a Polícia Militar em Mato Grosso “grampeou” de maneira irregular uma lista de pessoas que não eram investigadas por crime nenhum no Estado. A matéria destaca como vítimas a deputada estadual Janaína Riva (PMDB), o advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes, conhecido como Muvuca. Eles são apenas alguns dos “monitorados”, dentre medicos, empresários, funcionários públicos etc.

Os grampos foram conseguidos na modalidade “barriga de aluguel”, quando investigadores solicitam à Justiça acesso aos telefonemas de determinadas pessoas envolvidas em crimes e no meio dos nomes inserem contatos de não investigados. Neste caso específico, as vítimas foram inseridas em uma apuração sobre tráfico de drogas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet