Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Pediu prisão

MP aponta "perfil perverso" de tenente dos Bombeiros acusada de torturar aluno durante curso

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

MP aponta
O promotor de Justiça Sérgio Silva da Costa, responsável pelo caso do aluno Rodrigo Patrício Lima Claro, do Corpo de Bombeiros, afirmou na denúncia contra a tenente Izadora Ledur de Souza Dechamps que ela tem um “perfil perverso”. Ela é acusada de torturar a vítima durante um curso na Lagoa Trevisan, em Cuiabá. O Ministério Público Estadual (MP) pediu a prisão preventiva da acusada e mais cinco militares.

Leia mais:
MPE pede prisão de tenente e mais cinco bombeiros por morte de aluno durante treinamento
 
Segundo o promotor, o pedido de prisão preventiva da tenente foi requerida para a garantia da ordem pública, em razão da gravidade em concreto do crime que cometeu, posto que castigou Rodrigo durante todo o treinamento aquático que ministrou durante o 16º CFSD, inclusive em momentos anteriores a fatídica data de 10 de novembro de 2016.
 
Sérgio Silva acrescenta ainda que a atitude de Ledur não “emergiu de um rompante momentâneo ou mesmo foi fruto de uma condição passageira, mas sim por fazer, essa conduta, parte do perfil perverso da denunciada”. Diz também que “a magnitude dos fatos apurados no presente caso revela também que a decretação da prisão da denunciada é necessária para assegurar o bom desenvolvimento da instrução criminal, até a total prestação jurisdicional, devendo ser considerado, ainda, o fato da existência de pujante hierarquia militar dentro da Corporação do Corpo de Bombeiros”.
 
“Mesmo de forma velada, os alunos que almejam seguir carreira nessa Corporação, estão expostos a pressão exaurida pelos seus superiores, mais precisamente nesse caso, da denunciada Isadora, que ainda detém cargo de alta patente no Corpo de Bombeiros, fato esse que pode comprometer o devido andamento do processo, turvando a veracidade do ocorrido” afirmou o promotor de Justiça.

Outro lado

A reportagem tentou entrar em contato com o advogado da tenente, porém as ligações não foram atendidas até a publicação.
 
Denúncia
 
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso pediu a prisão da tenente Bombeiro Militar, Izadora Ledur de Souza Dechamps, por crime de tortura com resultado morte do aluno Rodrigo Patrício Lima Claro. A prisão preventiva foi pedido pela 24ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá Especializada da Defesa da Administração Pública e Ordem Tributária na tarde desta quarta-feira (19). Além dela, outros cinco militares também foram denunciados pelo mesmo crime.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet