Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

DECISÃO

Selma rejeita suspeição e se mantém em processo da Sodoma contra Faiad

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Selma rejeita suspeição e se mantém em processo da Sodoma contra Faiad
A magistrada Selma Rosane Arruda, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, rejeitou no dia 19 de julho pedido de suspeição protocolizado pelo advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados em Mato Grosso, Francisco Anis Faiad. Com a decisão, Selma sem mantém em processos provenientes da Operação Sodoma.

Leia mais:
Faiad alega parcialidade "subjetiva e concreta" e tenta afastar Selma de ações da Sodoma


O ex-presidente da ordem alegava parcialidade, emissão de comentários depreciativos às decisões de seus colegas e excesso de apelo midiático. Os argumentos também embasaram uma reclamação disciplinar junto ao Conselho Nacional de Justiça. No CNJ, Francisco Faiad busca pela aposentadoria de Selma Arruda.
 
A suspeição de parcialidade de um magistrado ocorre pela verificação de elementos subjetivos que podem prejudicar a necessária imparcialidade que deve nortear uma atividade judicial.
 
Faiad tornou-se réu no ano de 2017 em ação proveniente da Operação Sodoma. Conforme o Ministério Público, uma organização criminosa liderada pelo ex-governador Silval Barbosa teria cobrado propina de empresários, entre os anos de 2011 e 2014, para fraudar licitações e manter contratos com uma empresa de fornecimento de combustível para a frota do governo do estado e com uma empresa de informática.
 
Ao todo, o grupo teria desviado R$ 8,1 milhões das secretarias de Administração (extinta SAD e atual Secretaria de Gestão) e de Transporte e Pavimentação (extinta Setpu e atual Secretaria de Estado de Infraestrutura).
 
Faiad é suspeito de ter se aproveitado do cargo de secretário estadual de Administração, que ocupou em 2013, para receber parte da propina. Ele chegou a ser preso, em fevereiro de 2017, em conseqüência do caso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet