Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Civil

ação civil

Ministério Público tenta impedir aumento para secretários e servidores comissionados

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ministério Público tenta impedir aumento para secretários e servidores comissionados
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso ingressou com ação civil pública com pedido liminar contra o Município de Várzea Grande para que seja determinado o não pagameno dos reajustes financeiros e benefícios baseados na Lei n. 4.183/16, de 30 de dezembro de 2016.

Leia mais:
Advogado suspenso apresenta defesa e diz que clientes foram 'instigados' a denunciar


A ação está fundamentada na nulidade dos pagamentos por ter sido a referida lei sancionada em momento proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, e também, porque, em relação aos secretários municipais, a iniciativa do projeto de lei seria competência da Câmara Municipal, não do poder executivo.

Segundo a ação, proposta pela promotoria de defesa do patrimônio público de Várzea Grande, o ato normativo que alterou a Lei Complementar dispôs sobre concessão verba indenizatória e aumento de subsídio aos seguintes servidores: secretários municipais, procurador-geral, assessor especial do gabinete da prefeita, assessor especial do gabinete – UEL, controlador geral do Município, Chefe de Gabinete, subsecretário municipal, procurador adjunto chefe das procuradorias, assessor de gestão, contador geral e comandante da guarda municipal, superintendente, assessor especial e subcomandante da guarda municipal, coordenador, pregoeiro, assessor jurídico, assessor técnico, gerente, assistente técnico e auxiliar técnico.

De acordo com o promotor de justiça Deosdete Cruz Junior, “os pagamentos realizados com base na lei 4.183 são ilegais porque houve violação ao parágrafo único do art. 21, da Lei de Responsabilidade Fiscal, norma que veda aumento de despesa com pessoal, expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato, e também porque, para tratar do aumento de subsídio dos secretários municipais, a inciativa do projeto de lei deve ser da câmara municipal, não do executivo, como manda a lei orgânica de Várzea Grande, artigos 37, XXI e 66”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet