Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

Várzea Grande

MP dá parecer favorável para cassação de Lucimar Campos e Chico Curvo por compra de votos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

MP dá parecer favorável para cassação de Lucimar Campos e Chico Curvo por compra de votos
O Ministério Público Estadual (MPMT) deu parecer favorável a cassação da prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre Campos (DEM) e do presidente da Câmara de Vereadores, Chico Curvo (PSD). O órgão entendeu que houve captação ilícita de sufrágio. Um vídeo, encaminhado para a Justiça, mostra uma reunião realizada para a captação de votos.

Leia mais:
Justiça eleitoral cassa mandato da prefeita Lucimar Campos e do vice e determina multa de R$ 60 mil; leia a decisão
 
Uma perícia técnica foi realizada nos vídeos e mostrou que não há qualquer sinal de edição ou adulteração. Nas imagens, nota-se a presença de Chico Curvo e também emissários que seriam da prefeita Lucimar Campos, segundo o MPE. Além disto, eleitores também teria participado do encontro.
 
Para o MP, “não há qualquer dúvida de que esta reunião foi realizada para captar votos” e que os acusados se aproveitaram da fragilidade econômica dos eleitores para trocarem promessas de fornecimento regular de água e caminhões pipa por votos para Chico Curvo e Lucimar Campos.
 
Nos trechos das conversas, os intermediários dizem falar em nome de Lucimar Campos e pedem para que as famílias votem nela: “Tenho certeza que as reivindicações de vocês estão nos projetos, planos de governo (...) é por isso que estamos aqui esta noite, falando em nome dela (...) pedindo a todos vocês e às suas famílias que votem no 25, em Lucimar”.
 
Além disto, também foi prometido que um poço seria furado na região, mas que iria demorar, por conta do extenso trabalho. Enquanto isto, os caminhões pipa serviriam para amenizar o problema até a construção.
 
O MP ressalta ainda que o vídeo foi gravado em um local aberto, sem sinal de qualquer clandestinidade ou ambiente preparado e que o conteúdo das conversas não atinge a honra ou a intimidade dos representados. Um dos presentes na reunião seria uma pessoa identificada como Eduardo, diretor do Departamento de Água e Esgoto (DAE).
 
“Fazendo uma análise de todo o conteúdo probatório, conclui-se que ficou devidamente comprovado que houve captação ilícita de votos. Outrossim, o sucesso da votação de Chico Curvo e Lucimar Campos não pode e não deve servir de escudo ou imunidade contra sanções previstas na legislação eleitoral pátria, quando devidamente comprovados os atos ilícitos”, finaliza o promotor eleitoral, Luciano de Oliveira.

Cassação

Em junho passado, o juiz Carlos José Rondon Luz, da 20ª Zona Eleitoral de Várzea Grande, cassou o mandato da prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos e do vice-prefeito, José Anderson Hazama. 

Outro lado

O advogado Ronimarcio Naves, da prefeita Lucimar Campos, explicou que "o parecer é um entendimento do MP, mas está desconsiderando todas as provas do processo e depoimentos. Não tem a materialidade, pedido de voto, oferta para nenhum eleitor. Reafirmamos que a campanha de Lucimar foi transparente, simples, legítima e aceita pela maioria da população de VG”.

Atualizada às 15h21 - A assessoria jurídica de Lucimar encaminhou nota as redações sobre o parecer. Veja abaixo a íntegra

"A Assessoria Jurídica da prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, e do vice-prefeito, José Aderson Hazama, a respeito da informação da existência do parecer do Ministério Público Eleitoral, proferido em processo eleitoral manejado em desfavor dos mesmos, vem a público informar:

1. Não existe no processo nenhuma prova de que houve compra de votos, benefícios de qualquer natureza em troca de votos ou qualquer outra atitude que ofenda a Legislação Eleitoral;

3. Reafirmamos que a campanha vitoriosa da prefeita e do vice-prefeito, foi transparente, legítima, legal e verdadeira, sendo que as contas da referida campanha eleitoral foram aprovadas sem ressalvas;

4. A Prefeita Lucimar e o Vice Hazama foram eleitos com quase 80% dos votos válidos, fato que comprova que a população de Várzea Grande escolheu de forma clara quais são as pessoas legitimadas para dirigir o futuro da cidade nos próximos 4 (quatro) anos;

5. A Prefeita Lucimar e o Vice Hazama continuarão trabalhando fortemente em prol da população até e quando Deus assim permitir"!


Ronimárcio Naves Advogados.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet