Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

DELAÇÃO PREMIADA

'Infrações de todos os níveis' explicam 'monstruosidade' de delação de Silval, diz ministro do STF

17 Ago 2017 - 08:36

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

'Infrações de todos os níveis' explicam 'monstruosidade' de delação de Silval, diz ministro do STF
Em entrevista concedida ao jornalista Roberto D'Ávila, de Globonews, na noite desta quarta-feira (16), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, tornou a comentar a monstruosidade das delações oferecidas pelo ex-governador do Estado Silval da Cunha Barbosa. A declaração foi destaque na imprensa nacional nesta quinta-feira (18).

Leia mais:
Procurador suspende PAD e pede perícia sobre sanidade mental de promotor que agrediu PM´s


"Essa operação monstruosa a que eu me referi, ela é monstruosa em relação à quantidade de anexos, à quantidade de delações, indicação de infrações de todos os níveis, vendas de cargos públicos, desvios de recursos, fraudes em licitação. De sorte que ela é monstruosa e, depois da quebra do sigilo, todos poderão concordar com essa minha avaliação", disse Fux.

O ministro explicou que o conteúdo da delação premiada de Silval, que ainda se encontra sob sigilo, só chegará ao público quando a denúncia for apresentada. De toda sorte, as declarações serão mantidas. Elas não são "revisíveis", destacou Fux, são "compromissos firmados entre o Estado e o colaborador".
 
O STF e o MP ainda realizam as diligências para o caso.
 
"O que a lei admite é que, ao final do processo, verificar-se que uma das condições da homologação das delações não foi cumprida, como, por exemplo, se descobrir que o delator é líder da organização criminosa, aí, essa delação 'cai por água abaixo' porque há um motivo para a invalidação dela”, acrescentou o ministro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet