Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

ILUSTRE E POLÊMICO

Delação de Silval foi 'forçada' por prisões e HC´s 'burlados' pelo juízo, critica advogado Kakay

17 Ago 2017 - 11:50

Da Reportagem Local - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Paulo Victor Fanaia Teixeira / Olhar Direto

Advogado Antônio Carlos de Almeida Castro

Advogado Antônio Carlos de Almeida Castro

O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o “Kakay”, declarou nesta quinta-feira (17) “ter certeza absoluta” de que a delação premiada de seu ex-cliente Silval da Cunha Barbosa, ex-governador do Estado, foi “forçada” pelos quase dois anos de prisão decretada pela juíza Selma Rosane Arruda, da Sétima Vara Criminal, na Sodoma. Tão ilustre quanto polêmico, o jurista de Brasília lamentou o excesso de poder atribuído ao Ministério Público (MP) e ao Poder Judiciário, tidos como “totalitaristas”.

O advogado ministrou a palestra “Transformações na Ordem Social, Econômica e Regulação”, na manhã de hoje, durante a XX Conferência Estadual da Advocacia e XX Semana Jurídica, evento realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) entre os dias 16 e 18 deste mês.

Leia mais:
'Infrações de todos os níveis' explicam 'monstruosidade' de delação de Silval, diz ministro do STF


“Eu só atuei para o Silval em Habeas Corpus, eu nunca fui a audiências de instrução, para isso estavam aqui meus colegas de Cuiabá (os também ex-advogados de Barbosa, Valber Melo, Ulisses Rabaneda e Arthur Osti). Nos HC nós tivemos êxito, vencemos, mas aqui temos uma juíza que também segue o Código do Processo Penal de Curitiba (sic), pois nós ganhávamos um HC e vinha outra prisão. Para mim, isto é uma forma de burlar decisão judicial”, criticou Kakay.

Adiante, ele revela que se encontrou com o ex-governador quando este lhe confessou interesse de assumir culpa perante a justiça. “Quando o governador decidiu fazer uma delação premiada eu estive com Silval, conversei com ele no presídio. Acho que a delação é um direito da pessoa, eu jamais digo ‘delate ou não delate’. Ele falou que ia fazer uma delação. Quando isso acontece, eu mesmo indico um advogado, não vejo nenhum problema. Chego e pergunto ‘olha, você tem algum confronto de advogado com fulano?’, se não tiver eu o indico (ao cliente). Não sou contra o instituto da delação premiada, é um direito de defesa. Sou contra isso de você ganhar um HC e vem outra prisão, ganha um segundo HC e vem uma terceira prisão, para forçá-lo a fazer um acordo de delação”, avaliou.

Questionado, por fim, se “acha” que a prisão de Silval de quase dois anos o influenciou a firmar acordo de delação, Kakay dispara. “Eu não acho, tenho certeza absoluta”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet