Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Vídeos vazaram

OAB-MT pede ao STF quebra de sigilo da delação de ex-governador Silval

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

OAB-MT pede ao STF quebra de sigilo da delação de ex-governador Silval
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso (OAB-MT), efetua nesta sexta-feira (25) o pedido, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), do levantamento do sigilo na colaboração premiada firmada pelo ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB). As negociações foram feitas com a Procuradoria Geral da República (PGR) e o termo foi homologado no último dia 9 pelo ministro Luiz Fux.

Leia mais:
Jornal Nacional mostra vídeo em que Emanuel Pinheiro e deputados aparecem recebendo mensalinho
 
Antes disso, já com acesso ao conteúdo das informações prestadas pelo ex-governador, o ministro do STF afirmou que se tratava de uma “delação monstruosa”. Desde meados de abril, quando tiveram início as especulações sobre a possível delação de Silval Barbosa, uma série de informações publicadas pelo noticiário regional e nacional gerou dúvidas na sociedade mato-grossense.

“O momento exige maturidade e serenidade. Todas as vezes que o Brasil precisou, o Ordem não se furtou e agora não será diferente, vamos continuar agindo em defesa da sociedade. Vivemos um deprimente momento de degradação moral ”, declarou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos.
 
No pedido, a OAB-MT visa resguardar o interesse público diante da quantidade de citações mencionando políticos das mais diversas esferas, conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e empresários, conforme o que já foi divulgado pelos veículos de comunicação.
 
Ainda, a medida atende à premissa da Ordem de observância intransigente do princípio da ampla defesa e contraditório. Além disso, o levantamento do sigilo também evita vazamentos seletivos do conteúdo.
 
“Defendemos a publicidade dos processos até para que os citados não sejam acusados, julgados e condenados pela opinião pública sem a chance de produzirem suas defesas”, ponderou Leonardo Campos.
 
O presidente da OAB-MT disse que compreende a necessidade de sigilo para assegurar as investigações, no entanto, diante do conteúdo que já se tornou público, acredita que a sociedade merece saber o que realmente aconteceu ou está acontecendo, não se podendo admitir que dúvidas pairem sobre agentes públicos. "Há que se ter em mente os princípios constitucionais da publicidade e acesso à informação", completou.
 
“Esse acesso é necessário e não prejudica as  investigações porque vários trechos já foram vazados, inclusive com material audiovisual que merece uma análise séria por parte da sociedade. Mais que isso, a publicidade é importante para que os próprios citados possam vir a público dar as devidas e necessárias  respostas que a população precisa em meio a tão graves acusações”, comentou.
 
Em março do ano passado, o Conselho Federal da OAB foi ao STF pedir o acesso ao conteúdo da delação do ex-senador Delcídio Amaral. Neste ano, em maio, a Ordem também solicitou junto ao Supremo o levantamento do sigilo da colaboração premiada firmada pelos irmãos Wesley e Joesley Batista, da JBS.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet