Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

DELAÇÃO DE SILVAL

'Põe na meia': filmagem flagra deputados federal e estadual discutindo onde guardar propina; veja vídeo

28 Ago 2017 - 09:35

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Reprodução

Eles chegam a pensar na hipótese de esconder os bolos de dinheiro na meia, mas decidiram por uma caixa de papelão.

Eles chegam a pensar na hipótese de esconder os bolos de dinheiro na meia, mas decidiram por uma caixa de papelão.

Um vídeo de 4 minutos feito pelas câmeras escondidas do ex-governador Silval Barbosa mostra o momento em que o deputado estadual José Domingos Fraga Filho (PSD) e o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) discutem a forma mais eficiente de guardar propina. Eles chegam a pensar na hipótese de esconder os bolos de dinheiro na meia, mas decidiram por uma caixa de papelão.

As imagens fazem parte do acordo de delação premiada firmada por Silval, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). O conteúdo do acordo foi levado a público na última sexta-feira (25).

Leia mais:
Deputado identificado em vídeo recebendo propina estava articulando vaga no TCE

Nos primeiros segundos da imagem, Ezequiel Fonseca propõe a “Zé Domingos” que ele arranje uma mochila para guardar o dinheiro que seria entregue pelo ex-chefe de gabinete de Silval, Silvio César Corrêa Araújo, hoje também delator premiado. Em seguida ele sugere ao colega. “Põe na meia! Melhor do que sair com essa mochila aí”.
Momento seguinte, Domingos reclama. “Ah, mas aí eu não vou sair sem um segurança”. Em seguida, fora da cena, diz ter encontrado uma caixa de papelão que só “tinha porcaria”. Aos risos, eles concordam. “Põe o meu e o do Ezequiel aqui dentro”, conclui o deputado Estadual. Ambos riem da situação.

Ezequiel Fonseca, ao final do vídeo, ainda reclama das notas que foram colocadas na caixa por Silvio César. “Tá louco, arruma um dinheiro mais trocado aí bicho”. Sugestão que foi negada por se interlocutor.

Veja a filmagem:
 
 

Além dos dois deputados, outras figuras foram flagradas recebendo dinheiro e dando risadas, como o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), de Cuiabá, e Luciane Bezerra (PSB), de Juara, além dos ex-deputados Hermínio Barreto (PR) e Alexandre César (PT). As imagens mostram Emanuel colocando maços de notas de R$ 100 nos bolsos. E, em dado momento, Pinheiro diz o nome de Sílvio e deixa cair no chão um dos maços, agachando-se de imediato e recolhendo o dinheiro, no bolso do blazer. Outras figuras deverão aparecer nas próximas filmagens. Segundo a delação, outros 10 deputados teriam sido flagrados recebendo propinas.

A delação de Silval Barbosa cita também os senadores Wellington Fagundes (PR), Cidinho Santos (PR) e  Blairo Maggi (PP), licenciado para ocupar o Ministério da Agricultura e Abastecimento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet