Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Criminal

coleção de esquemas

Servidores e diretores da Petrobras se uniram à Silval para desviar dinheiro de Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Servidores e diretores da Petrobras se uniram à Silval para desviar dinheiro de Mato Grosso
Um dos esquemas de desvio de dinheiro gerenciados durante o governo de Silval Barbosa teve a participação efetiva de diretores e servidores da Petrobras, é o que mostra um trecho do calhamaço da delação premiada assinada pelo ex-governador.

Leia mais:
Empresa pagou R$ 1 milhão em propina a vice-governador Fávaro para quitar dívida de Geller


Segundo Sival, a estatal foi procurada para participar de algumas obras de infraestrutura em Mato Grosso. Na prática, a Petrobras pagaria às empresas responsáveis pelo serviço e a estatal ficaria isenta de pagar ICMS ao governo estadual.

Depois de alguns encontros com diretores, o então adjunto da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Valdisio Viriato, foi procurado por servidores da Petrobras que condicionaram a execução do programa ao pagamento de propina.

A partir de então um acordo foi firmado entre a Petrobrás, os diretores das empresas e o grupo liderado por Silval. O valor total da propina era de 4 a 6% em cima do dinheiro repassado pela Petrobras às construtoras.   

Parte deste dinheiro era destinado aos servidores da estatal e a outra parte era recebida por Viriato, que repassava os valores ao próprio Silval Barbosa ou a Silvio César Corrêa Araújo, chefe de gabinete e comparsa do ex-governador.

Ao procurador Rodrigo Janot, Silval se comprometeu a retomar e recordar os nomes dos servidores e diretores da Petrobras que pediram propina para finalizar o programa. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet