Olhar Jurídico

Segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Notícias / Eleitoral

Defesa vai recorrer de decisão que tornou Getúlio Viana inelegível

Da Redação - Lázaro Thor Borges

08 Set 2017 - 15:46

Defesa vai recorrer de decisão que tornou Getúlio Viana inelegível
A defesa de Getúlio Viana (PSB) informou ao Olhar Jurídico que vai recorrer da decisão que tornou o prefeito de Primavera do Leste inelegível. Viana foi considerado inelegível por cinco votos a dois, por decisão do pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O acórdão foi publicado na última quarta-feira (06).

Leia mais:
Pleno mantém impugnação contra candidatura de Getúlio Viana


O advogado de Viana, Rodrigo Cyrineu, informou que está estudando a melhor maneira de recorrer da decisão para que o prefeito não tenha que deixar o cargo nos próximos dias. Até o momento, o Getúlio ainda não foi notificado do acórdão e permanece no cargo.

“Nós ainda estamos estudando a melhor maneira de recorrer, porque existe tanto a possibilidade de ingressar no Tribunal Superior Eleitoral quanto de tentar no Supremo”, afirmou Cyrineu. O advogado explicou que pode entrar com embargos de declaração no TSE ou recurso extraordinário no STF na tentativa de convencer os tribunais a reaver o acórdão.

Viana foi condenado porque as contas de sua gestão a frente da prefeitura reprovadas pela Câmara de Primavera. Na época, os vereadores entenderam que pesava contra o prefeito uma condenação por improbidade administrativa no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Com a condenação do prefeito quem deve assumir é o vereador Paulo Bertolin, presidente da Câmara. Nas eleições de outubro de 2016, Getúlio obteve 19.057 votos, o que equivale a 64,18%. Paulo Bersch, o segundo colocado, teve 10.636 votos, que representam menos de 50% do eleitorado.

Se as tentativas de Cyrineu não prosperarem e Viana deixar o cargo, Primavera deverá ter novas eleições ainda este ano. 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • luis paulo
    08 Set 2017 às 22:22

    Getulio é um exemplo de ADMINISTRACAO e Primavera do Leste so ganhou com o seu trabalho nos seus mandatos ! Esta eleição o povo deu a demonstração de carisma reciprocidade no tocante a uma administração seria e honesta ,exemplo que deveria ser seguido ! O grande problema do Brasil e a promotoria em geral que presta um pessimo serviço para ao país e o que ocorreu na cidade e Primavera foi um perseguição quase safarica contra o Prefeito em questão !!

Sitevip Internet