Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Criminal

ESPECIAL

Arcanjo descarta retomar factorings e revela intenção de viver no campo ao sair da cadeia

15 Set 2017 - 14:20

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Assessoria/TJMT

João Arcanjo Ribeiro

João Arcanjo Ribeiro

Com as factorings fechadas, inimigos no poder e após 10 anos de solidão, tudo o que o ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro mais deseja, para quando deixar a prisão, é a vida no campo, administrando a Fazenda São João.

Em entrevista ao Olhar Jurídico, concedida na última quarta-feira (13), a defesa nega que o cliente tenha pretensões de reassumir o império deixado no fim da década de 1990 - e vê no governo Pedro Taques (PSDB) um desestímulo a isso. A tentação, entretanto, é grande. Avizinha-se a progressão de seu regime para prisão domiciliar (vulgarmente conhecida como liberdade) e dívidas foram deixadas para trás.

Leia mais:
João Arcanjo retorna a Cuiabá advertindo políticos e empresários: 'Muita gente ainda deve dinheiro'


“Após seu retorno a Cuiabá e a possível progressão do regime, João Arcanjo retornará às atividades de fomento?”, questiona a reportagem. “As factorings estão fechadas, elas foram fechadas quando ‘tudo aconteceu’. A vontade de João Arcanjo é de tocar a sua fazenda em Jangada, se permitirem (os desembargadores do Tribunal de Justiça), ele já me falou isso”, responde Paulo Fabrini, transparecendo tranqüilidade pouco condizente a um cliente condenado a 82 anos de prisão por homicídio, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

A Fazenda São João, pertecendente ao fomentador fica localizada entre Várzea Grande e Jangada, na BR-163, possui 5,7 mil hectares, criação de gado e piscicultura. Esconde, por outro lado, um passado negro. Um corpo lá foi encontrado carbonizado no ano de 2012. 

O desejo do ex-bicheiro por uma vida ao ar livre, insiste o advogado, é genuíno. Imagine você. “O cara passou os últimos 10 anos trancado 22h por dia em uma cela, sem conversar com ninguém, tendo apenas 2h de banho de Sol”.  

O isolamento de Arcanjo se manterá, na capital mato-grossense. Ele não falará com a imprensa, ao menos “neste primeiro momento, até resolvermos a questão da progressão do regime. Será difícil ele prestar algum tipo de comentário, até para não gerar polêmica. Você vê: até mesmo o governador do Estado (Pedro Taques – PSDB) está comentando ‘ah, pode vir que estamos preparados!”, e de repente vai lá o secretário de segurança e faz um pedido no TJ para que ele não venha...”, exemplifica.

O pedido não foi feito e o primeiro passo rumo a liberdade foi dado. O vôo comercial trazendo o ex-bicheiro pousou em Cuiabá às 21h desta quinta-feira (14). Arcanjo ficará sozinho na cela 1, no lado A do raio cinco da Penitenciária Central do Estado (PCE).

Atrás das grades, bem isolado, o ex-bicheiro terá direito a quatro visitas por semana, ainda que não tenha hoje tantos amigos, observa Fabrini. “Os tempos são outros. Quem Arcanjo conhecia e quem tinha contato com ele está morto, aposentado ou na cadeia”.

Faltam amigos, sobram devedores. “Muita gente ainda deve dinheiro a Arcanjo”, salienta Fabrini. Desse modo, o desejo pela vida no campo corre o risco de dar lugar à tentação do rápido retorno ao poder exercido até o fim dos anos 1990. “Muita gente fazia seus negócios movimentando dinheiro de Arcanjo. Obviamente que com sua prisão, muitos deram o cano”. Com a progressão para o regime domiciliar, as coisas poderão mudar um bocado. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet