Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

APÓS DEPOIMENTOS

Advogado nega que Gilmar Fabris tenha fugido da PF e diz que mala 'não tem excepcionalidade'

16 Set 2017 - 10:12

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

Gilmar Fabris

Gilmar Fabris

“Não houve fuga”, insistiu Zaid Arbid, advogado do deputado Estadual Gilmar Fabris (PSD), preso na noite desta sexta-feira (15), acusado de obstrução de justiça. O político se apresentou a sede da Polícia Federal, em Cuiabá, durante a tarde e de lá foi conduzido para o Centro de Custódia da Capital (CCC), onde passou a noite.

Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), Fabris deixou seu apartamento às 5h30 carregando uma mala com documentos, que levou consigo para uma fazenda em Rondonópolis, no mesmo dia em que a PF deflagrou a 12ª fase da "Operação Ararath", denominada “Malebolge”. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux compreendeu as razões de Rodrigo Janot e autorizou a prisão do político, de modo a evitar que ele fuja do país ou suma com documentos importantes para a investigação.  

Leia mais:
Deputado nega envolvimento em crimes e diz torcer para que inquérito não seja perseguição


“Não houve fuga, tanto que ele esteve em dois outros estabelecimentos na parte da manhã, esteve no (restaurante) ‘Bolo de Arroz’, tomando café com a esposa, deu expediente na parte da tarde na Assembleia Legislativa”, afirmou Zaid Arbid, que com tranqüilidade caracteristica, salientou que a bolsa que Gilmar Fabris carregava consigo nada tinha de importante às investigações.

“É uma pasta que ele carrega com ele, como eu carrego a minha  e você carrega a sua. Não tem excepcionalidade. O deputado Gilmar Fabris sempre acorda cedo, é um hábito dele. Se você for ao prédio onde ele mora, vai confirmar isto”, afirmou.

Todos os detalhes foram esclarecidos na sede da PF, após cerca de 4h de depoimento, acrescenta a defesa de Fabris.

Libertação:

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) ainda será comunicada oficialmente pelo Departamento de Polícia Federal sobre a prisão do deputado Gilmar Fabris (PSD). O procedimento policial se dá em até 24h após o ingresso do preso na sede da instituição.
 
Caberá ao colega Eduardo Botelho (PSB), presidente da AL, submeter a situação ao plenário, de onde sairá a decisão sobre a libertação ou não de Fabris, atual vice-presidente da Casa. Trata-se de um direito constitucional dado a legisladores.
Malebolge

Operação Malebolge:

Investiga a prática de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, crimes contra a ordem tributária. Além disto, ainda apura a prática de obstrução de investigação criminal, que consistiu em pagar colaborador para mudar versão de depoimentos e pagar investigado para não celebrar acordo de colaboração.

Dentre os investigados estão o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), deputados estaduais, empresários e conselheiros do Tribunal de Contas do Mato Grosso (TCE-MT), sendo que cinco destes últimos (José Carlos Novelli, Waldir Júlio Teis, Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, Walter Albano da Silva e Sérgio Ricardo de Almeida) foram afastados de suas funções.

Participaram da ação 270 pessoas dentre policiais federais e membros do MPF nos seguintes municípios: Cuiabá/MT, Rondonópolis/MT, Primavera do Leste/MT, Araputanga/MT, Pontes e Lacerda/MT, Tangará da Serra/MT, Juara/MT, Sorriso/MT, Sinop/MT, Brasília/DF e São Paulo/SP.
 
 * com informações de Gazeta Digital. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet