Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

LUIZ FUX DECIDIRÁ

Preso pela PF, deputado Gilmar Fabris apela ao STF por liberdade e retorno às atividades na AL

19 Set 2017 - 09:38

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

Gilmar Fabris

Gilmar Fabris

A defesa do deputado Estadual Gilmar Donizete Fabris (PSD) solicitou, com urgência, a revogação de sua prisão, junto ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux. Em documento assinado no último dia 16, o advogado Zaid Arbid manifesta pedido de desconsideração do estado de flagrância e, consequentemente, a revogação da prisão preventiva e da suspensão do exercício do mandato parlamentar. 

Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), no mesmo dia em que a Polícia Federal (PF) deflagrou a 12ª fase da "Operação Ararath", denominada “Malebolge”, Gilmar Fabris (um dos alvos) deixou seu apartamento às 5h30 carregando uma mala com documentos, que levou consigo para uma fazenda em Rondonópolis. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux interpretou o caso como obstrução de justiça e autorizou a prisão do político, de modo a evitar que ele fuja do país ou suma com documentos importantes para a investigação. Fabris está no Centro de Custódia da Capital (CCC).

Leia mais:
Advogado nega que Gilmar Fabris tenha fugido da PF e diz que mala 'não tem excepcionalidade'

“Foram atribuídos ao deputado Gilmar Donizete Fabris graves injustos, como se em estado técnico de flagrância, sobretudo quanto ao crime de embaraço à investigação criminal envolvendo a organização criminosa. A priori, estes injustos foram apreendidos pelo eminente ministro relator com as mesmas tintas fortes dos termos em que redigidos, motivos determinantes para, antes os maldosos deboches que sugerem, justificar as enérgicas e imediatas medidas cautelares adotadas”, queixa-se o advogado Zaid Arbid. 

Mala:

Adiante, a defesa alega que para Gilmar Fabris acordar cedo é habito e que na data da operação policial, decidiu sair com sua esposa trajando short e camiseta "e não pijamas, tênis ou chinelos, dependendo do estado de edema de seus pés, e a sua inseparável pasta, onde além de alguns pertences de uso ordinários, como telefone celular, papel, canetas, anotações do expediente do dia e etc..., são levados os seus remédios de uso controlado", explica. 

Passeio:

Conforme a defesa, Gilmar Fabris lamenta e pede desculpa por não ter saído arrumado e organizado de casa, ocorre que isto é "tarefa da empregada, que, pelo apoucado da hora, ainda não tinha chegado no local".

De casa, trajando bermuda e camisa, Fabris se deslocou, às 5h37, conforme a defesa, para o Pronto Socorro de Várzea Grande, onde vistoriou as obras, em seguida foi ao ginásio "Fiotão". Às 6h30 ele já se encontrava em casa, em Cuiabá, quando, ciente da operação policial que se iniciava, se deslocou à "Casa do Bolo de Arroz", afim de evitar constranger sua esposa. Em seguida se deslocou para um peixaria, para almoçar. Por fim, foi para a ALMT trabalhar. Havendo, portanto, nada de excepcional naquele dia.  

Por fim, assevera que nenhuma subtração de documento foi comprovada após a conclusão das diligências da "Operação Malebolge", não havendo que se falar em obstrução das investigações.

Operação Malebolge:

Investiga a prática de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, crimes contra a ordem tributária. Além disto, ainda apura a prática de obstrução de investigação criminal, que consistiu em pagar colaborador para mudar versão de depoimentos e pagar investigado para não celebrar acordo de colaboração.

Dentre os investigados estão o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), deputados estaduais, empresários e conselheiros do Tribunal de Contas do Mato Grosso (TCE-MT), sendo que cinco destes últimos (José Carlos Novelli, Waldir Júlio Teis, Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, Walter Albano da Silva e Sérgio Ricardo de Almeida) foram afastados de suas funções.

Participaram da ação 270 pessoas dentre policiais federais e membros do MPF nos seguintes municípios: Cuiabá/MT, Rondonópolis/MT, Primavera do Leste/MT, Araputanga/MT, Pontes e Lacerda/MT, Tangará da Serra/MT, Juara/MT, Sorriso/MT, Sinop/MT, Brasília/DF e São Paulo/SP.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet